Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto, a Coordenação Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CDANT) da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs), setor da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), realiza atividades educativas para alertar sobre os malefícios do uso dos dispositivos eletrônicos de fumar, conhecidos como ‘vapes’, proibidos no Brasil desde 2009.
Segundo a coordenadora da CDANT, Andreza Domingos da Silva, hoje em dia nos mercados nacional e internacional, há uma variedade de itens derivados de tabaco usados de diversas formas. “Existem tabacos que podem ser fumados, inalados, mascados ou absorvidos pela mucosa oral, além dos ‘vapes’, que contêm nicotina e causam dependência, e estão sendo amplamente usados, principalmente pelo público jovem, que erroneamente acreditam que não trazem prejuízos à saúde”, afirma. Em Palmas, 5.074 fumígenos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária (Visa) de janeiro a julho deste ano. Desse número, mais de 1.600 são vapes.
Em atenção a esses números, Andreza relembra que o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, sendo o principal fator de risco evitável para mais de 50 tipos diferentes de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) e que traz também danos sociais, econômicos e ambientais.
Atividades
Para chamar a atenção quanto ao controle do tabagismo, no dia 29, das 8h30 às 9h30, servidores da Unidade de Saúde da Família (USF) da 1.103 Sul, com o apoio da CDANT, estarão no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) distribuindo folders e prestando orientação aos universitários, no hall de entrada da instituição de ensino. No mesmo dia, no início da manhã e da tarde, as equipes da USF da 804 Sul farão a atividade orientativa e distribuição de informes.
Concomitante à programação descrita acima, as equipes da CDANT participam do I encontro dos coordenadores municipais de controle do tabagismo com exposição de banner, no auditório da sede administrativa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
No dia 2 de setembro, a CDANT promove uma palestra educativa e exposição de produtos fumígenos apreendidos pela Vigilância Sanitária (Visa) na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré. A atividade é voltada para alunos, pais, responsáveis e comunidade escolar.
Programação
29/08
- 8h30 às 9h30 – Orientação e distribuição de folders no Ceulp/Ulbra
- 8h e 14h – Orientação e distribuição de folders na USF da 804 Sul
- Todo o dia – Exposição de banner no I encontro dos coordenadores municipais de controle do tabagismo, na sede administrativa da Unitins
02/09
- 14h – Palestra educativa e exposição de produtos fumígenos apreendidos pela Vigilância Sanitária (Visa) na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré . (Da assessoria de imprensa)