A Secretaria da Saúde (Sesau) promoverá em dezembro, suporte para as ações municipais, que visam prevenir e conscientizar e promover o diagnóstico precoce, além de dar assistência, apoio e proteger os direitos das pessoas que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, sigla em inglês), a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A programação faz parte do Dezembro Vermelho, uma campanha instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
DADOS NO TOCANTINS
No Tocantins, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/MS) de janeiro de 2022 a outubro de 2023, apontam que foram registrados 626 casos de pessoas acometidas pelo vírus HIV. Deste total, 296 casos foram registrados em 2023, sendo 33 só na cidade de Palmas. Além do número de pessoas acometidas pelo HIV, os dados mostram que de 2020 a 2023 o Estado apresentou 1.069 casos de Sífilis Congênita, 2.779 casos de Sífilis Gestacional e 497 casos de Hepatites.
CENÁRIO NACIONAL
No Brasil, de acordo com último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde (MS), mais de um milhão de pessoas vivem com HIV. Os números apontam que apenas em 2022 foram registrados mais de 16.700 casos de infecção pelo vírus e que a maior concentração de casos de AIDS no país se concentra entre jovens na faixa etária de 25 a 39 anos, sendo que, 52% dos infectados são do sexo masculino e 48% do sexo feminino.
SENSIBILIZAÇÃO
Diretora de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Sesau, Gisele Luz falou sobre a ação. “Nós estamos concentrando esforços para uma retomada de sensibilização da população para os cuidados, uso de preservativo, cuidados que já foram tão divulgados, amplamente pulverizados e que não podem cair na rotina e no esquecimento. Como nós sabemos, o HIV e AIDS é também considerado uma pandemia, mas uma pandemia diferente, silenciosa e muito perigosa. Por isso que nós precisamos sempre ter um olhar diferenciado para essas políticas, do ponto de vista de gestão, do ponto de vista epidemiológico e do ponto de vista de educação em saúde”, afirmou.
TESTES
O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza o teste de HIV pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e pode ser feito de forma anônima. Além do diagnóstico por situação de risco, é importante realizar o teste com regularidade para prevenção e aumento de qualidade de vida, caso seja identificado precocemente. Durante o ano de 2023 a Sesau já distribuiu aos municípios 1.682.928 unidades de preservativos masculinos, 49.850 preservativos femininos e 350.00 unidades de Gel Lubrificante. Além da distribuição de insumos, a pasta já entregou no ano de 2023, um total de 23.646 testes rápidos para HIV, 20.462 testes de Sífilis, 13.940 testes de Hepatite B e 10.214 testes rápidos de Hepatite C.