A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Central de Monitoramento Eletrônico de Palmas (CMEP), vinculada à Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, promoveu na quinta-feira, 8, uma ação de assistência material às mulheres monitoradas em cumprimento de medida semiaberta, com entrega de 30 kits, contendo materiais de higiene pessoal.
O responsável pela Gerência de Monitoramento Eletrônico de Pessoas, Rhomenyng de Sousa Afonso, explicou que a Central de Monitoramento atua de forma direta na fiscalização e também prestando assistência às pessoas em cumprimento do regime semiaberto. “A CMEP vai muito além de cunho fiscalizador. Temos como norte o caráter assistencial acompanhando toda a trajetória dos assistidos até que reingressem à sociedade”, enfatizou.
De acordo com integrante da equipe multidisciplinar da CMEP, Márcia de Oliveira, o intuito da ação é auxiliar essas mulheres nesse momento de pandemia do novo Coronavírus, que agravou ainda mais a condição financeira. “Idealizamos essa ação para prestar auxílio material às monitoradas e tentar ajudar diante do cenário econômico, que agravou ainda mais a situação financeira dessas pessoas vulneráveis”, destacou.
Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas
O setor coordena o monitoramento eletrônico de pessoas no Tocantins, gerenciando a utilização de tornozeleira eletrônica, fiscalizando o uso adequado dos equipamentos e reportando, aos órgãos de controle, as informações pertinentes ao monitoramento. É composta por uma equipe multidisciplinar com assistente social, bacharel em direito e psicólogo que prestam assistências jurídica, social e material, quando necessárias, por meio de parcerias público-privadas. (Da assessoria de imprensa)