A Secretaria Municipal de Comunicação colocou no ar um novo canal de comunicação da Prefeitura de Palmas com a imprensa e o cidadão. A Agência Palmas de Notícias (agenciapalmas.com) é um site completo, com informações atualizadas em tempo real sobre os serviços e ações da Prefeitura de Palmas em textos, áudios e imagens. Com a criação da agência, o portal institucional da Prefeitura de Palmas passará por mudanças para se consolidar prioritariamente como um canal de serviços da gestão municipal, mas também com o mesmo conteúdo noticioso da agência.
“Palmas é a Capital do século XXI, e como tal deve acompanhar os avanços em tecnologia, informação e inteligência. A Agência Palmas de Notícias vem somar a inúmeras outras ações da gestão na direção da virada tecnológica que vai elevar nossa Capital a outro patamar”, comenta a prefeita Cinthia Ribeiro.
A prefeita lembra que Palmas lidera o ranking de capitais sustentáveis na Região Norte do País e ocupa o 11º lugar, entre as 27 capitais brasileiras, no estudo que leva em conta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Trabalhamos para melhorar esses índices, e esse esforço passa, também, por garantir ao cidadão transparência e acesso à informação de qualidade e com a credibilidade da comunicação pública”, reforça Cinthia.
Informação
O núcleo de jornalismo da Secom Palmas produz, em média, 12 reportagens por dia, que tratam das ações, obras, serviços e acontecimentos relacionados à Administração Municipal. Todo esse conteúdo é publicado no portal institucional na internet da Prefeitura de Palmas e agora, também, na Agência Palmas de Notícias, um ambiente 100% voltado para manter o cidadão e a imprensa local, regional e global bem informados sobre a Capital do Tocantins.
Na página da Agência Palmas de Notícias é possível consumir informação pública nos vários formatos digitais: textos, fotos, áudios e vídeos das coberturas jornalísticas de todos os órgãos municipais. O site também disponibiliza avisos de pauta para a imprensa e a agenda de eventos das secretarias municipais.
“A virada tecnológica empreendida pela Prefeitura de Palmas pressupõe uma atualização e modernização nas diversas formas de relacionamento com a população. No âmbito da Comunicação Social, a Agência Palmas de Notícias foi desenvolvida como um espaço exclusivo para os conteúdos destinados à imprensa e ao público em geral”, explica a secretária municipal de Comunicação, Ivonete Motta. Ela ressalta que a implantação da agência consta do Plano de Governo da atual gestão e do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025.
Integrada ao site institucional da Prefeitura de Palmas, a Agência Palmas de Notícias também pode ser porta de entrada para outros canais de serviços, transparência e relacionamento com o cidadão, como o Portal da Transparência, Ouvidoria, e-SIC, Whats Palmas, páginas oficiais da PMP nas redes sociais e outros endereços eletrônicos de interesse do cidadão.
A Agência Palmas de Notícias vem somar a inúmeras outras ações da gestão na direção da virada tecnológica que vai elevar nossa Capital a outro patamar (Cinthia Ribeiro)
Gestão da notícia
Além da Agência Palmas de Notícias, outra novidade da Secom é a contratação do SGN (Sistema de Gestão de Notícias). Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento do fluxo de informações gerado pela Secretaria de Comunicação, que favorece um ambiente de trabalho integrado, onde o conteúdo é produzido, editado e analisado antes de ser publicado no site e enviado às redações dos veículos de comunicação.
O SGN funciona como uma espécie de central de redação, de onde são gerenciados os conteúdos produzidos pelas assessorias de imprensa de todos os órgãos da Prefeitura de Palmas, promovendo, também, integração com os núcleos de mídias sociais e publicidade institucional. Isso otimiza o trabalho dos jornalistas e produtores de conteúdo de comunicação, que podem acessar o ambiente virtual de qualquer lugar e em qualquer tempo. “Todo o conteúdo informativo é produzido pelo setor de comunicação social do município, e esse sistema possibilita à equipe utilizar-se de novas tecnologias e novas mídias, como podcasts, vídeos e publicidade de utilidade pública, em um ambiente integrado”, comenta Ivonete.
Gestão de mídia
No pacote de novas tecnologias contratadas pela Secretaria de Comunicação consta também o MídiaIP, um sistema de gerenciamento de mídia e propaganda que permite mais agilidade e maior controle na gestão dos contratos de agências de publicidade. Através de consultas rápidas e intuitivas é possível saber, em tempo real, por exemplo, o andamento das solicitações de ações de mídias vinculadas às campanhas da marketing cadastradas no sistema.
O MídiaIP representa economia de tempo e custos com comunicação e insumos, considerando que trabalha 100% on-line desde a solicitação do pedido, passando pela análise e aprovação das peças e serviços, até a liberação do pagamento dos orçamentos aprovados. Pelo sistema, a gestão municipal monitora a dotação orçamentária, empenhos e pagamentos, e acompanha relatórios por tipo de mídia, gasto por fornecedor, por veículo de comunicação etc.
“O uso da internet como ferramenta de gestão é uma necessidade cada vez mais iminente diante das características atuais da comunicação pública. Isso só aumenta a responsabilidade da gestão, que tem que lidar com um volume crescente de informação, em uma sociedade cada vez mais conectada”, diz Edney Santos, desenvolvedor dos sistemas. No mês de julho, Santos esteve em Palmas para uma fazer uma apresentação dos produtos para servidores e gestores da Prefeitura de Palmas, e promover os últimos ajustes com a equipe da Secom, antes do lançamento. “A Agência Palmas de Notícias é um verdadeiro empório da informação que, através da implantação de sistemas integrados, é capaz de gerar, distribuir e gerenciar conteúdo de qualidade em um ambiente digital seguro e disponível 24 horas.” (Da assessoria de imprensa)