Coordenadora Nacional do Prêmio Gestão Escolar 2020, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participou na noite desta segunda-feira, 9, da live inaugural da Especialização em Educação Digital promovida pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em parceria com o Prêmio Gestão Escolar (PGE), realizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e demais parcerias. O curso é voltado aos vencedores do Prêmio Gestão Escolar 2020.
Segundo informações do Consed, a iniciativa terá como alunos 522 profissionais selecionados que atuam em 74 escolas públicas, das 81 vencedoras na etapa regional, do Prêmio Gestão Escolar 2020. As unidades estão localizadas em 65 municípios, espalhados por todos os estados brasileiros. As escolas foram reconhecidas pelas boas práticas adotadas durante a pandemia da Covid-19.
A titular da Seduc, Adriana Aguiar, representante do Consed durante a live inaugural, destacou a mudança que o Prêmio Gestão provoca no dia a dia das escolas e falou sobre o objetivo, da edição 2020, de valorizar as equipes que desenvolveram ações inovadoras para manter o ensino e a aprendizagem durante a pandemia. A premiação com uma bolsa de especialização em Educação Digital foi uma das formas de promover essa valorização.
Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o curso reforça o papel da universidade como uma grande propulsora da educação superior à distância e de qualidade. “Vamos levar especialização para unidades escolares com realidades diferentes, entre elas, rurais, quilombolas e indígenas, em um momento que a educação digital se faz muito necessária. Com a colaboração do Consed e parceria de todos os envolvidos na premiação, podemos contribuir para a transformação social, por meio do conhecimento”, ressalta.
Premiados do Tocantins
Três escolas do Tocantins foram selecionadas em 2020 como vencedoras do Prêmio Gestão Escolar. Em 1º lugar, a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de novembro, de Tocantinópolis; em 2º lugar a Escola Indígena 19 de Abril, de Goiatins; e em 3º a Escola Estadual Santa Gertrudes, de Araguatins. Como parte da premiação, seis profissionais de cada uma das unidades de ensino foram matriculados no Curso Lato Sensu de Especialização em Educação Digital, ofertado pela Univesp.
O curso
A matriz curricular foi estabelecida com o objetivo de instrumentalizar profissionais da educação básica em relação aos princípios, metodologias e ferramentas tecnológicas que viabilizam o aprendizado digital e promovem melhorias na modalidade de ensino praticada. As disciplinas visam ampliar a qualificação e o letramento digital dos professores e gestores escolares.
Para mais informações: https://univesp.br/
Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020
O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Consed, Undime e OEI Brasil. Em 2020, foram reconhecidas práticas bem sucedidas das escolas que encontraram soluções durante a pandemia de Covid-19. A edição teve um recorde de inscrições com a participação de 5.212 escolas estaduais e 2.773 escolas municipais. Do total de 7.985 inscritos, 5.984 finalizaram o cadastro e passaram para a etapa de seleção, que escolheu as escolas referências por estado. No total foram 81 escolas vencedoras na etapa regional (três de cada unidade federativa).
Mais informações: https://www.premiogestaoescolar.com.br/
(Da assessoria de imprensa)