A Prefeitura de Palmas confirmou na tarde desta quinta-feira, 18, o falecimento da secretária de Saúde, Valéria Silva Paranaguá. A gestora é mais uma vítima da Covid-19 na data em que a pandemia completa um ano na Capital. No mesmo dia, em 2020, o primeiro caso da doença foi diagnosticado no município. Graduada em Serviço Social, mas especialista em epidemiologia, a servidora estava internada em unidade de terapia intensiva (UTI) do Instituto Ortopédico de Palmas (IOP) desde o dia 28 de fevereiro, mas não aguentou o avanço do coronavírus. Ela falece sete dias depois de perder a mãe, também pela Covid-19.
Leia a íntegra das notas de pesar:
Com grande pesar, a Prefeitura Municipal de Palmas comunica o falecimento da secretária de Saúde, Valéria Paranaguá, ocorrida por volta das 13h30, nesta quinta-feira, 18, em Palmas, vítima de complicações causadas pela Covid-19. Valéria estava internada desde o dia 28 de fevereiro, no Instituto Ortopédico de Palmas (IOP), tendo permanecido 18 dias em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar dos esforços da equipe de saúde, Valéria não resistiu e veio a óbito após duas paradas cardiorespiratórias.
A prefeita Cinthia Ribeiro lamentou a morte e destacou o papel da servidora no enfrentamento à epidemia causada pelo novo coronavírus, desde o primeiro caso registrado em Palmas. “Valéria dedicou sua vida à saúde pública. Renunciou a muitas oportunidades pessoais em favor do ideal de servir ao próximo, fazendo isso com muita qualidade. Deixa um legado de serviços prestados ao Estado do Tocantins, além do exemplo de coragem e dedicação ao que fez. Nos fez acreditar na grandeza do Sistema Único de Saúde. Nós, servidores da Prefeitura e, em especial, aos da Saúde, estamos consternados com esse episódio, buscando forças onde podemos para enfrentar essa perda irreparável. Minha solidariedade à família, aos incontáveis amigos e todos que tiveram a oportunidade do convívio com essa grande mulher
Servidora pública aposentada da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), onde ingressou em 1989, Valéria Silva Paranaguá tinha 58 anos, era natural de Santa Helena de Goiás (GO) e mudou-se para Araguaína aos 12 anos. Formada em Serviço Social, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a gestora possuía Mestrado em Saúde Pública com ênfase em Epidemiologia no Instituto Superior de Ciências Médicas de La Havana, Cuba. Tinha especialização em Saúde Pública, Informática em Saúde, Auditoria em Saúde, Administração Hospitalar, Gestão e Auditoria na Administração Pública e em Economia e Avaliação de Tecnologias da Saúde. Com 31 anos de atuação na rede pública, Valéria ingressou na Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em janeiro de 2020 ocupando a Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) e no mês de agosto do mesmo ano foi nomeada secretária da pasta, onde permaneceu até o momento”
Com grande tristeza, recebi a notícia do falecimento da secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, nesta quinta-feira, 18, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
Valéria Paranaguá era servidora pública aposentada do Estado do Tocantins e, desde 2020, atuava na Secretaria Municipal de Saúde da Capital, onde, desde agosto daquele ano, ocupava o cargo de Secretária da Saúde.
Com 31 anos de excelentes serviços prestados à saúde, Valéria Paranaguá deixa um legado ímpar de amor e dedicação ao aprimoramento e à qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.
Nesse momento de tristeza e dor, rogo para que o Espírito Santo de Deus console os corações de seus familiares, amigos e colegas de profissão que, certamente, sentem a partida prematura de Valéria Paranaguá. A todos, os meus sinceros sentimentos.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento da Secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira (18).
Valéria tinha 58 anos, era uma mulher guerreira, forte e que muito contribuiu com o Tocantins na área da saúde e assistência social. Ela era especialista em epidemiologia, assumindo a Secretaria Municipal da Saúde de nossa capital em 2020. Efetiva, Valéria atuou também na Secretaria Estadual da Saúde em 1994, onde ocupou diversos cargos até aposentar em 2019.
Neste momento de luto e tristeza, externo as mais sinceras condolências aos familiares e amigos, desejando que Deus conforte e console seus corações.
Wanderlei Barbosa
Vice-governador do Tocantins
Foi com imensa tristeza, dor e lamentação que recebi a notícia sobre o falecimento da secretária de Saúde de Palmas, Valéria Silva Paranaguá. Técnica e experiente na área, Valéria estava desde agosto do ano passado liderando a pasta da Saúde nessa guerra contra a Covid-19, mas infelizmente não resistiu ao contrair a doença, que é cruel e não perdoa ninguém. O nosso muito obrigado a ela.
Lamentavelmente, hoje completa um ano da pandemia em Palmas e mais de 300 vidas perdidas na nossa cidade. Meus sentimentos a todas as famílias. Que Deus console a todos nós.
André Gomes, vice-prefeito de Palmas
“Foi com muita consternação e dor, que recebemos na tarde desta quinta-feira, 18, a triste notícia do falecimento da Secretária Municipal e Saúde de Palmas e Diretora Administrativa Adjunta do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) Valéria Silva Paranaguá.
Reconhecida por todos os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Tocantins pelo seu profissionalismo, bondade, mas acima de tudo pela defesa que fazia de uma saúde de qualidade para os cidadãos, Valéria deixará um legado inestimável de dedicação ao SUS.
Em nome dos 138 Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do COSEMS-TO, prestamos nossos sentimentos aos familiares e amigos, para que todos tenham força para enfrentar este momento.
Descanse em paz querida amiga! 🕊
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão – João 10:27-28”
COSEMS-TO ⚫”
Com profundo pesar, a Câmara Municipal de Palmas, vem a público, em nome de sua Presidente Professora Janad Valcari, e demais vereadores, manifestar a família enlutada o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento da Secretária Municipal de Saúde de Palmas,Valéria Silva Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18, em decorrência da Covid-19.
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de La Havana (Cuba). A gestora passou pela Secretaria de Saúde do Tocantins como superintendente e já foi secretária de Lajeado.
Neste momento de dor, o Parlamento Municipal, se solidariza com seus familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda.
Professora Janad Valcari
Presidente da Câmara Municipal
“Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento da secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, nesta quinta-feira (18), após dias lutando pela vida contra a Covid-19.
Valéria Paranaguá deixa um legado, exaltado entre os que a conheciam, de profissionalismo, dedicação e amor a saúde. Além de secretária, ela atuava como diretora administrativa adjunta do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Consems-TO).
Não nos resta se não prestar nossa solidariedade à família, aos amigos, colegas de trabalho, profissionais do SUS que se empenharam ao lado dela contra essa pandemia. Nossos pêsames.
Issam Saado
Deputado Estadual“
Foi com imensa consternação que o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini, recebeu a notícia do falecimento da secretária municipal da saúde de Palmas, Valéria Silva Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18, em decorrência da Covid-19.
No mesmo sentimento do gestor, todos os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamentam profundamente a notícia, pela perda irreparável do ser humano extraordinário e da profissional exemplar, sempre comprometida com desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins.
Formada em Serviço Social e especialista em Epidemiologia, Valéria ingressou no quadro de pessoal da SES, através de concursos público, em 1994, onde atuou em diversos cargos até aposentar em 2019. Apesar da aposentadoria, a servidora seguiu com o seu legado de excelente profissional, com notáveis serviços prestados em prol do melhoramento e na defesa do SUS, em Palmas, sua última brilhante atuação.
Aos familiares, amigos, colegas de trabalho a SES externa os mais sinceros sentimentos de dor, dos quais comunga neste momento difícil.
Palmas, 18 de março de 2021
Secretaria de Estado da Saúde
Estamos extremamente tristes com a notícia da morte da nossa amiga e secretária municipal de Palmas, Valéria Paranaguá, nesta quinta-feira, 18, na Capital. Valéria era uma das grandes mulheres deste Estado, onde sempre contribuiu na área da saúde e da assistência social com políticas públicas que resultassem em qualidade de vida para a população.
Sua capacidade técnica foi conhecida na Secretaria Estadual da Saúde, prefeituras de Araguaína, Lajeado e por último Palmas, onde já estava desenvolvendo uma excelente condução junto à pandemia, vírus da qual ela não resistiu.
A conhecíamos há mais de 30 anos, e, para além de muita competência, essa mulher era de um coração e humanidade que não cabiam em si. Estamos sem chão, chocados e entristecidos.
Rogamos ao nosso Pai o acolhimento do espírito da Valéria, e que a Sua misericórdia e compaixão estejam com a família Paranaguá que recentemente teve mais uma perda trágica, com a mãe da Valéria.
Nossos mais honrosos sentimentos,
Dulce Miranda
Deputada Federal
Marcelo Miranda
Presidente do MDB-TO e ex-governador
Infelizmente, tomei conhecimento, agora há pouco, do falecimento da secretária municipal de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, vítima da Covid-19.
É muito triste ver uma gestora empenhada em combater os males da pandemia perder a vida dessa forma, durante o exercício de sua função e trabalhando para salvar o maior número de pessoas possíveis.
Expresso aqui meus sinceros votos de força e solidariedade a todos os familiares e amigos de Valéria, bem como a todos os integrantes da Prefeitura de Palmas.
Nesse momento de profunda dor, peço a Deus para que todos os corações possam ser confortados o quanto antes!
Ronaldo Dimas
Presidente estadual do Podemos
É com imensa tristeza que soubemos do falecimento da secretária municipal de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta, 18. Valéria é mais uma vítima da Covid-19 no Tocantins.
Valéria Paranaguá atuava também como Diretora Administrativa Adjunta do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) e deixa um legado de atuação pela saúde do município e trabalho pelo Tocantins.
Lamentamos profundamente mais essa perda. Pedimos a Deus em oração que ele console familiares e amigos.
Clamamos ainda ao nosso poderoso Deus que proteja as famílias do Tocantins e do mundo desta doença que já matou milhares de pessoas.
Descanse em paz!
Deputada estadual Vanda Monteiro e família
Lamentamos profundamente a morte, nesta quinta-feira, 18, da secretária municipal de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá. Prestamos as nossas condolências neste dia de dor para familiares e amigos, e pedimos a Deus que a receba em seu novo Lar, confortando aqui na terra, os corações dos que ficam e sentem a sua perda. Estendo nossa solidariedade a todas as famílias tocantinenses, que sofrem pela perda seus entes à Covid-19.
Vicentinho Júnior
Deputado Federal
Lamentamos profundamente a morte, nesta quinta-feira, 18, da secretária municipal de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá. Prestamos as nossas condolências neste dia de dor para familiares e amigos, e pedimos a Deus que a receba em seu novo Lar, confortando aqui na terra, os corações dos que ficam e sentem a sua perda. Estendo nossa solidariedade a todas as famílias tocantinenses, que sofrem pela perda seus entes à Covid-19.
Vicentinho Júnior
Deputado Federal
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins externa seu pesar pelo falecimento de Valéria Paranaguá, secretária municipal de saúde de Palmas. Ela faleceu na tarde desta quinta-feira, 18, vítima de covid-19, deixando familiares, amigos e colegas de trabalho em profunda tristeza pela perda.
Valéria estava à frente da Secretaria Municipal de Saúde desde agosto do ano passado. Em todas as atuações da Defensoria frente a pandemia, membros e servidores encontraram em Valéria uma profissional disposta, qualificada e, sobretudo, humana.
Em fevereiro deste ano, ela foi diagnosticada com covid-19. Foi internada e, na tarde de hoje, não resistiu à doença. Valéria tinha 58 anos e atuava fortemente em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Defensoria Pública se solidariza, também, com todos os profissionais da área da saúde, incansáveis no combate e enfrentamento à pandemia, especialmente, neste momento, com os profissionais da saúde do município de Palmas, onde Valéria Paranaguá já havia atuado como servidora de carreira, tendo se aposentado como funcionária pública da Secretaria Municipal de Saúde. Na Secretaria ela deixa colegas de trabalho e também muitos amigos.
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Com imensa tristeza recebemos na tarde desta quinta-feira, 18 de março, a notícia do falecimento da secretária municipal de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, mais uma vítima da COVID-19.
Valéria tem uma vasta experiência em gestão pública. Trabalhou na Secretaria de Saúde do Estado (SES), contribuiu também com o desenvolvimento de outros municípios como Lajeado, Araguaína e atualmente Palmas.
Neste momento de tristeza, regamos ao nosso pai celestial que conforte os familiares e amigos.
Olyntho Neto
Deputado Estadual
Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento da Sra. Valéria Paranaguá, Secretária Municipal de Saúde, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 18.
Meus sentimentos e votos de solidariedade à família e aos amigos da Secretária de Saúde.
Jorge Couto
Presidente do Sindare e Audifisco
O Tocantins perde hoje, uma grande servidora pública que deixa um vasto histórico de serviços prestados à frente do Sistema Único de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Valéria Paranaguá, infelizmente partiu hoje, sendo mais uma vítima que morreu por complicações causadas pela Covid-19.
Valéria que estava à frente da direção da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, onde teve uma atuação muito importante na capital, dedicou a maior parte de sua vida a saúde do nosso estado, como assistente social.
Ela deixa um imenso legado pela sua história de vida, ensinamentos e seu jeito respeitoso de fazer o trabalho na saúde, sempre de forma decente e preocupada verdadeiramente com as pessoas e com o bem público.
À família, amigos, e à prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, minha solidariedade e meus votos de pesar e paz. Que Deus conforte os corações de todos!
Valdemar Júnior
Deputado Estadual
É com profundo pesar que a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, a notícia do falecimento da secretaria da Saúde do Município de Palmas, Valéria Silva Paranaguá.
Profissional dedicada e comprometida com o próximo, Valéria também nos honrou com o trabalho realizado em prol da indústria do Tocantins ao ter contribuído com o Sistema FIETO como colaboradora do SESI em Araguaína.
A direção do Sistema FIETO e nossos colaboradores nos colocamos em oração por familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte o coração de todos neste momento de profunda tristeza e dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.
ROBERTO PIRES
Presidente do Sistema FIETO
Recebemos com bastante tristeza a notícia do falecimento, ocorrido nesta quinta, 18, da servidora aposentada da secretaria de saúde do Estado e atual secretária municipal de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, 58 anos, após 18 dias em tratamento na UTI por complicações da Covid.
Com vasta experiência e qualificação na área de gestão de saúde, Valéria deixa seu legado de competência e trabalho nos mais de 30 anos de serviço prestado na área. Em sua última grande missão, somou forças na luta contra a maior pandemia da história moderna, que infelizmente ceifou sua vida.
Neste momento tão difícil, rogamos a Deus que traga o consolo a toda a família, que há oito dias também perdeu a mãe de Valéria, Eda Paranaguá, para a mesma doença.
Deputado Vilmar
Presidente Estadual do Solidariedade
Gostaria de me solidarizar com os familiares e amigos de Valéria Paranaguá, secretária de Saúde de Palmas, que faleceu nesta quinta-feira devido a complicações da Covid-19. Triste coincidência o seu falecimento um ano após o início da pandemia no país.Que nesse momento de tamanha dor e tristeza, nosso Pai Maior possa derramar bênçãos e confortar os corações de seus amigos e familiares.
Deputado Federal Osires Damaso
O Ministério Público do Tocantins vem a público externar seu profundo sentimento de pesar pelo falecimento da secretária de saúde do município de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18 de março.
Valéria desempenhou papel importante no enfrentamento da pandemia na capital tocantinense. Ela lutava contra as complicações da Covid-19 há cerca de duas semanas e não resistiu à doença.
Especialista em epidemiologia, Valéria Paranaguá assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em agosto de 2020. Antes, ocupou o cargo de superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
O Ministério Público do Tocantins solidariza-se com os amigos e familiares, neste momento de dor.
É com muita consternação que recebemos a notícia do falecimento da secretária municipal de saúde de Palmas, Valéria Silva Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18, vítima da Covid-19. Palmas perde uma grande guerreira e excelente profissional dedicada à saúde pública.
Os dirigentes do Sebrae e seus colaboradores manifestam suas sinceras condolências aos familiares e amigos e esperam que todos encontrem o consolo nesse momento de dor.
Rogério Ramos – Presidente do Conselho Deliberativo
Moisés Gomes – Superintendente
Eliana Castro – Diretora Técnica
Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças
Dirigentes do Sebrae Tocantins