O governo estadual reforçou em material divulgado nesta quarta-feira, 15, que vem seguindo à risca as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que mantém um plano de ação com medidas que visam visam impedir a disseminação da Covid-19. Para ilustrar o trabalho feito para o combate ao novo coronavírus, o Executivo apresentou um levantamento dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) no Tocantins.
HGP e HRA já com leitos para pacientes com Covid-19
Atualmente, o Hospital Geral de Palmas (HGP) possui 450 leitos no total, estando no momento com 251 ocupados, ou seja, uma taxa de 56%. Na unidade já há 16 leitos de UTI adaptados para pacientes com quadros mais graves de Covid-19, todos com respirador. Além destes, há 20 leitos clínicos; dois leitos de isolamento na sala de estabilização, com respirador. O Hospital Regional de Araguaína (HRA) tem 10 leitos de UTI adaptados, também com respirador, e seis leitos clínicos.
Dentro da margem estabelecida pelo Ministério da Saúde
No total, o Estado possui 131 leitos de UTI na rede estadual e outros 157 complementares e privados, totalizando 288 leitos de UTI à disposição do Estado para atendimento de pacientes com quadros moderados a graves de Covid-19, conforme explicou o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini. “A recomendação do Ministério da Saúde, considerando de forma proporcional da população, é que o Tocantins disponha de pelo menos 200 leitos de UTI para atendimento da demanda”.
Ampliação do número de Leitos
De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), além dos 131 próprios, o Tocantins se prepara para a ampliação de oferta de leitos específicos para a Covid-19, com previsão de oferta de 355 nas três maiores cidades do Estado. O Hospital Regional de Araguaína (HRA) receberá 70 novos leitos clínicos, e 10 leitos de UTI. O Hospital Regional de Gurupi receberá 90 leitos clínicos adultos. Já Palmas também terá o número ampliado em 125 novos leitos clínicos adultos, e 60 UTI’s adulto e duas UTI’s pediátricas, no HGP, além de 10 novos leitos clínicos pediátricos no Hospital Infantil.
Baixa taxa de ocupação
Já são 28 casos confirmados da doença, porém, nenhum paciente encontra-se internado em leitos da rede estadual. Dos 18 hospitais públicos, localizados em 15 municípios, 14 unidades estão com a taxa de ocupação hospitalar abaixo de 50%. O HGP, por exemplo, tem o menor número de ocupação da sua história. O número, conforme a Sesau, mostra que as unidades estão preparadas para receberem e oferecerem um tratamento de qualidade a pacientes com a Covid-19.