Na manhã desta terça-feira ,22 foi realizada uma reunião de trabalho entre o Conselho Nacional da Juventude do Governo Federal e a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins. O Intuito da reunião foi convidar a pasta para integrar o Comitê Gestor de implementação da Co.Liga no Estado do Tocantins. A plataforma é uma iniciativa da Organização dos Estados Iberos Americanos e da Fundação Roberto Marinho com apoio do Conselho Nacional da Juventude, a reunião foi articulada pelo secretário Marcos Milhomens, da Assessoria de Participações Sociais e Políticas de Governo do Tocantins, e contou com a presença do secretário-geral do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama.
A reunião teve como pauta central a discussão sobre o suporte aos novos empresários e empreendedores que surgirão através da rede da Co.Liga no Tocantins. Com potencial de atender os 139 municípios a Escola de Economia criativa formará centenas de jovens em todo o Tocantins e que sucessivamente será aberto negócios no ramo. Participou também a Agencia Besouro de Fomento Social representada pelo seu diretor executivo Vitor Rocha.
“O governo do Estado do Tocantins compreende o desafio de gerar emprego e renda para os mais de 400 mil jovens no nosso Estado, o papel da Participação Social é justamente integrar os setores do Governo para apoiar iniciativas como a Co.Liga e garantir que exista um ambiente favorável para que esses jovens se capacitem, empreendam e gerem prosperidade para suas comunidades. ”, pontuou o Secretário Marcos Milhomens da Assessoria de Participações Sociais e Políticas de Governo.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima, é preciso ter uma atenção especial aos novos negócios que vão surgir a partir da Escola de Economia Criativa. “A iniciativa é muito importante para criação e fortalecimento do ambiente de negócios no nosso Estado, somos entusiastas da implantação da Co.Liga no Tocantins, aceitamos o convite de compor o comitê gestor e estamos preparados para atender os novos negócios que surgirem a partir da Co.Liga .”
O que é a Co.Liga?
A Co.liga é uma iniciativa da Organização dos Estados Iberos Americanos com a Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Conselho Nacional da Juventude, e vai oferecer cursos gratuitos em áreas como Design, Artes Visuais e Música, com foco em jovens das classes C, D e E, o objetivo é unir a formação dos jovens estudantes a oportunidades de trabalho.
Inicialmente são oferecidos 37 cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais – e temas transversais que dão suporte à trajetória dos jovens, como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais. Entre as opções segmentais, estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e muitos outros. Todos os cursos são online e gratuitos: cada estudante escolhe sua trajetória e acessa quando e onde puder, por celular ou computador.
A Co.Liga no Tocantins
A parceria será coordenada pelo Governo do Estado do Tocantins, por articulação da Assessoria de Participações Sociais e Políticas de Governo, em conjunto com o Conselho Nacional da Juventude do Governo Federal.
A coordenação de execução será composta pela Secretária de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e agora pela Secretária da Indústria, Comércio e Serviços. Nos próximos dias iniciarão as reuniões técnicas para viabilizar o lançamento e a execução da Escola de Economia Criativa no Tocantins e em uma fase posterior será aberto pelo Governo do Tocantins aos 139 municípios para pactuarem a adesão ao programa. (Da assessoria de imprensa)