O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a secretária de Participações Sociais e primeira-dama, Karynne Sotero, lançaram nesta terça-feira, 25, o projeto Rede Cuidar, uma iniciativa que visa integrar ações de combate à pobreza e violações de direitos sociais no estado. O lançamento ocorreu no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, na rodovia TO-050, em direção a Porto Nacional. Durante o evento, o governador também anunciou a distribuição de cartões magnéticos do programa AlimenTO, destinados a famílias em situação de insegurança alimentar grave.
COORDENAÇÃO DA 1ª-DAMA
A Rede Cuidar será coordenada pela Secretaria de Participações Sociais, da primeira-dama Karynne Sotero, e monitorada por um Comitê Gestor de Proteção Social. O projeto tem como objetivo integrar e aprimorar políticas públicas já existentes, além de propor novas iniciativas em áreas como segurança alimentar, assistência social, habitação, educação, saúde, geração de emprego e renda, agricultura familiar, direitos humanos, esporte, lazer, segurança pública e desenvolvimento sustentável. “Nosso slogan é ‘Trabalhando e cuidando de todos’. A Rede Cuidar vem para fortalecer a assistência às comunidades mais carentes, impactando as famílias mais humildes com projetos sociais concretos. Nosso compromisso é continuar investindo para transformar vidas”, afirmou o governador durante o evento.
MAIS ÊNFASE A INICIATIVAS EM ANDAMENTO
A primeira-dama Karynne Sotero destacou que a Rede Cuidar vai ampliar e dar mais ênfase a iniciativas já em andamento no governo. “A Rede Cuidar é exatamente isso: cuidar de quem precisa. O projeto será realizado por meio de um comitê, que integrará todos os projetos sociais existentes, com o objetivo de torná-los uma política de governo de fato, ampliando seu alcance e replicando em outros municípios”, explicou.
21 TITULARES
O Comitê Gestor de Proteção Social contará com 21 membros titulares e suplentes, representando diferentes órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A iniciativa está alinhada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, a Rede Cuidar estabelecerá parcerias com o governo federal e os municípios tocantinenses para garantir que os serviços cheguem de forma eficaz às famílias que mais precisam.
5 MIL CARTÕES
Durante o evento, o governador anunciou a distribuição de 5 mil cartões magnéticos do programa AlimenTO, no valor de R$ 250 cada, que serão recarregados mensalmente.
PROGRAMAS INTEGRADOS
Diversos programas já em execução no governo estadual passarão a integrar a Rede Cuidar, como o Jovem Trabalhador, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); o Alimenta TO, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); e iniciativas como Mãos que Criam, Por Todas as Marias e Tocantins Alimenta quem Precisa, coordenados pelo gabinete da primeira-dama.