A Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins realiza às 8 horas desta terça-feira, 8, o lançamento da campanha “Agosto Lilás”, no Palácio Araguaia. A iniciativa de conscientização para o fim da violência contra à mulher terá o tema: “Não Se Cale! Levante a Mão e Diga Não!”
LEGISLAÇÃO
O “Agosto Lilás” foi criado por meio da Lei 14.448 de 2022, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, que completa 17 anos exatamente nesta segunda-feira, 7. O mês é dedicado à sensibilização e conscientização da sociedade sobre o fim da violência contra a mulher. Nesse contexto, a Secretaria da Mulher preparou uma programação especial para o evento de lançamento, que contará com a participação de autoridades, especialistas, ativistas, e demais representantes da sociedade civil comprometidos com a causa.
INOVAÇÕES LEGISLATIVAS
Para a abertura do Agosto Lilás, a advogada Izabelle Ramalho irá falar sobre a Lei Maria da Penha e as inovações legislativas de enfrentamento à violência contra a mulher. Em seguida, dois painéis temáticos serão realizados, o primeiro com representantes do Sistema de Justiça do Tocantins e o segundo com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
PROGRAMAÇÕES PREVISTAS
A data marca o início de uma jornada de mobilização e sensibilização, com palestras, debates, marchas, e rodas de conversa que abordarão temas cruciais para enfrentamento da violência contra a mulher, distribuição de laços lilás que acontecerão em 18 municípios, além da divulgação dos tipos de violência contra as mulheres e dos mecanismos e ferramentas de prevenção e enfrentamento.