Secretários do Meio Ambiente de nove Estados membros da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GFC) estiveram reunidos nessa quarta-feira, 31, em Palmas, para debater os temas pertinentes ao colegiado e que serão apresentados no 18º Fórum da Amazônia Legal, que se encerra nesta sexta-feira, 2. Esta edição tem o Tocantins como anfitrião.
Alinhamento
À Coluna do CT, o titular da o Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Renato Jayme, afirmou que o balanço da reunião foi “extremamente positivo”. “Foram feitos alinhamentos estratégicos sobre a importância de políticas públicas relacionadas ao desmatamento e sistemas de redução da emissão de carbono. Outro fator importante foi a discussão do CAR [Cadastro Ambiental Rural]. No Tocantins, o processo está bem adiantado, restando apenas a validação dos dados pela consultoria técnica”, destacou.
Mais debate
Os secretários do Meio Ambiente seguem reunidos nesta quinta-feira, 1º, com a Câmara Técnica, que vai tratar do fundo da Amazônia e sua necessidade para os estados membros da GFC, entre outros temas.
Participação de procuradores
A reunião também tratou de encaminhamentos da reunião dos procuradores gerais dos estados, que posteriormente se ausentaram para o debate em separado, sobre o artigo 41 do Código Florestal Brasileiro, que trata de programas de apoio e incentivo à conservação do meio ambiente; além da regulamentação de políticas de pagamentos por serviços ambientais
CAR
A reunião também foi oportuna para troca de experiências entre os presentes sobre as perspectivas e diagnóstico sobre a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Amazônia. A necessidade de criar mecanismos de cooperação interna entre os estados amazônicos para auxílio mútuo nesse processo de validação dos cadastros, especialmente para os pequenos e médios proprietários rurais e das regiões de fronteira esteve no debate.