O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, liderou a recepção ao embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, nesta terça-feira, 29, no Palácio Araguaia. O representante do país europeu teve uma agenda de três dias no Tocantins e participou de eventos em Palmas e visitou o Jalapão. “O Tocantins tem um grande potencial, não apenas no agronegócio, mas também na mineração e no turismo. Por isso, fortalecer esse diálogo é muito importante, pois vivemos um momento de crescimento acelerado, com segurança jurídica, logística organizada e capacidade de atrair investimentos”, afirmou o anfitrião.
DIÁLOGO CONSTRUTIVO ENTRE MERCADOS
A visita ao Jalapão foi destacada por Pietro Lazzeri. “Na Suíça, temos um país aberto e dinâmico, como o Brasil, que é nosso maior parceiro nas áreas econômica, de inovação e sustentabilidade. Somos economias complementares e mercados que precisam de recursos naturais, como os que vocês possuem, além de tecnologia. O Jalapão é um tesouro que, com a chegada do aeroporto e do asfalto, irá potencializar o desenvolvimento. Avalio esta visita como muito positiva para criarmos um diálogo construtivo entre os nossos mercados”, ressaltou o embaixador.
WANDERLEI ESTEVE NA SUÍÇA EM JANEIRO
A visita dá continuidade ao diálogo iniciado em janeiro deste ano, quando o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) esteve em missão oficial na Suíça. Na ocasião, o chefe do Executivo participou de encontros estratégicos com lideranças empresariais e ambientais do país e assinou o Protocolo de Negociação para Restauração Florestal. O documento prevê a criação de uma entidade para a recuperação de áreas degradadas, a Tocantins Restaura. A primeira área a ser restaurada deverá ter até 12 mil hectares e proporcionará, além de benefícios ambientais, o envolvimento direto das comunidades. O investimento inicial estimado para a ação é de R$ 120 milhões.
INTERESSE REAL EM ESTABELECER RELAÇÕES CONCRETAS
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, acompanhou o embaixador durante a visita ao Jalapão e destacou o perfil participativo do diplomata, que quis conhecer de perto as paisagens e a realidade local. “Passamos horas conversando sobre geopolítica mundial, o Tocantins e as potencialidades de investimentos. É um homem de diálogo, que se expressa e escuta com atenção. O que mais chamou a atenção dele foi quanto aos atrativos do Jalapão, que considerou extraordinários, e também as comunidades locais. Dialogamos ainda sobre o Jalapão atual e o que está por vir, incluindo as oportunidades e os desafios com o aumento do turismo após a entrega do aeroporto. Ele não veio apenas com uma missão diplomática, mas demonstrou interesse real em estabelecer relações concretas com o Tocantins”, relatou o secretário.
POTENCIAL
Durante a recepção, os secretários apresentaram as potencialidades do Tocantins, com destaque para as áreas do agronegócio, economia, logística, turismo e projetos de sustentabilidade. Donizeth Aparecido Silva, da Fazenda, enfatizou o cenário de crescimento econômico do Tocantins. “Temos credibilidade jurídica e mantemos rigorosamente em dia todas as obrigações, tanto com os servidores quanto com fornecedores e instituições. Estamos passando por mudanças no sistema tributário nacional e, a partir do ano que vem, iniciaremos o período de transição, que vai até 2032. É um desafio, por isso estamos nos preparando e apostando em logística e na revitalização de rodovias, com foco na geração de renda, já que o novo modelo tributário será baseado no consumo”, explicou o titular da Sefaz.
TOCANTINS NO CENTRO DO PAÍS
Já o secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, salientou a posição estratégica do Tocantins no cenário logístico. “O Tocantins está no centro do Brasil e, efetivamente, atrai os principais fluxos de transporte rodoviário, ferroviário e aeroviário do Matopiba, além de áreas do Mato Grosso e do Pará. Todo o transporte ferroviário converge para o Tocantins e se integra aos projetos de exportação. Na área de planejamento, temos investido fortemente em infraestrutura de transporte para que o estado esteja preparado para receber grandes investidores e oferecer uma logística ágil, tornando-se competitivo no mercado internacional. Nosso objetivo é consolidar o Tocantins como referência logística no Matopiba, ampliando as oportunidades de escoamento de cargas e de competitividade frente aos incentivos fiscais”, concluiu.
Confira fotos da agenda:





