O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira, 6, ter suspendido o processo seletivo para contratação temporária de agentes censitários municipais (ACM) e supervisores (ACS). O edital constava 1.592 vagas no Tocantins. A decisão foi motivada pelo corte de 96% dos recursos que seriam destinados à realização do Censo Demográfico em 2021, o que motivou a saída de Susana Cordeiro Guerra da presidência do órgão. A possível retomada vai depender de um posicionamento do Ministério da Economia sobre a redução do orçamento do IBGE.
Leia a íntegra da nota:
“Censo 2021: Suspensão das provas para ACM, ACS e Recenseador
Conforme divulgado no dia 26 de março, a votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico.
Diante desse cenário, o IBGE comunica que as provas objetivas referentes aos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) (edital 01/2021) e Recenseador (edital 02/2021) não serão realizadas nas datas previstas de 18/04/2021 e 25/04/2021, respectivamente.
O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico.
A Direção
6 de abril de 2021″