No próximo dia 5 de junho, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína dará início à Semana Municipal do Meio Ambiente com uma programação voltada para o uso responsável e preservação dos recursos hídricos. Neste ano, as atividades serão integradas à Semana Tecnológica da Expoara 2023 (Exposição Agropecuária de Araguaína), no Parque de Exposições Dair José Lourenço.
“Há mais de uma década, Araguaína vem fazendo muito pelo meio ambiente. Estamos com o Lago Azul em fase de recuperação, aliamos desenvolvimento em infraestrutura à preservação e revitalização das nossas nascentes. Agora, vamos mostrar que o agronegócio e a agropecuária podem andar juntos e trabalharem com o meio ambiente”, ressalta o secretário Joaquim Quinta Neto.
Estratégias da campanha
A Semana Municipal do Meio Ambiente será desenvolvida no formato de campanha com múltiplas ações para conscientização e defesa do meio ambiente, incentivando os diálogos pela preservação da biodiversidade.
A programação visa atender o interesse de toda a sociedade, com debates amplos para a realidade atual e compartilhando conteúdos nas mídias sobre a preservação do meio ambiente.
“Essas temáticas são necessárias para ampliar os aspectos sociais da Semana do Meio Ambiente para que os objetivos sejam alcançados, havendo um espaço de fácil acesso e compreensão para que o público se conscientize da importância da preservação dos nossos recursos hídricos”, ressalta o secretário.
Programação
A primeira atividade da Semana do Meio Ambiente será o Fórum das Águas, na segunda-feira, 5 de junho, das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, em parceria com a BRK Ambiental, no estande do Sebrae Tocantins, na Expoara. O evento é aberto ao público.
Na terça-feira, 6 de junho, será realizado o Dia D da Turminha do Lago, das 8 horas às 11 horas, na Prainha da Via Lago, com a participação de alunos de 40 escolas municipais. Haverá oficinas pedagógicas alusivas ao gibi Turminha do Lago com a equipe da Reciclarte, soltura de alevinos e plantio assistido de mudas nativas às margens Lago Azul. A ação conta com a parceria da Energisa, que sorteará entre os alunos materiais pedagógicos de incentivo à leitura lúdica e aprendizado.
Na quarta-feira, 7 de junho, às 15 horas, no Parque de Exposições Dair Lourenço, tem a reunião aberta e descentralizada de Articulação da Defesa do Meio Ambiente do Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
Por fim, no dia 14 de junho, na Orla da Via Lago, a partir das 16 horas, será realizado o Pit Stop Ecológico com a distribuição de mudas e orientações de plantio. Essa ação também será feita em parceria com a BRK Ambiental. (Da assessoria de imprensa)