A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou na sexta-feira, 13, uma reunião setorial com o alto comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), com foco na elaboração do Subprograma de Fortalecimento Institucional do Programa Jurisdicional de Redução de Emissão dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação (REDD+).
ESCLARECIMENTO
O encontro foi realizado de forma virtual e reuniu representantes dos comandos da PMTO de todas as regiões do estado. Na pauta teve destaque a apresentação da política pública do Programa Jurisdicional de REDD+ e como a Polícia Militar pode ser beneficiada na repartição de benefícios. Durante a reunião, dúvidas foram esclarecidas e a proposta foi aprimorada para ser submetida à análise do comandante-geral, visando os próximos encaminhamentos.
SUPORTE DA PMTO PARA FORTALECIMENTO DO REDD+
A superintendente de Gestão e Políticas Ambientais da Semarh, Marli Santos, apresentou a estrutura do REDD+ Tocantins, seus objetivos e o estágio atual de desenvolvimento, além de destacar ações prioritárias que podem ser contempladas com os recursos do Fundo Clima. “Os suportes das forças de segurança são muito importantes para o fortalecimento do programa. Estamos confiantes de que a proposta será viável e vai integrar o plano de investimento para os próximos quatro anos com recursos provenientes da venda de créditos de carbono jurisdicional do Tocantins, depositados no Fundo Clima”, afirmou a superintendente.
REUNIÕES SETORIAIS
O Governo do Tocantins segue com a agenda de reuniões setoriais junto a órgãos públicos, com o objetivo de construir de forma participativa o plano de investimento voltado ao Subprograma de Fortalecimento Institucional do REDD+ Jurisdicional no estado.