A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi eleita na manhã desta quarta-feira, 19, à cadeira da vice-presidência regional do Norte da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O Estado passa a representar Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO) e Amapá (AP) na composição das vice-presidências regionais da Abema.
REUNIÃO HIBRÍDA
A 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2023 da Abema realizada de forma híbrida reuniu representantes de todos os estados e na ocasião ocorreram as eleições das vice-presidências regionais, membros dos conselhos diretor e fiscal, além das coordenações por bioma para o biênio de 2023 a 2025.
Na vice-presidência da regional norte da Abema e titular da Semarh, Marcello Lelis, acompanhou o processo eleitoral, falou da expectativa e do compromisso do Estado à frente do cargo, no novo biênio. “Com o propósito de coordenar os trabalhos, propor ações conjuntas e alinhar parcerias, vamos avançar nas discussões das temáticas ambientais relevantes às ações de nossa região. Agradecemos a confiança depositada em nosso Estado e na Semarh, com a certeza que juntos podemos alavancar expressivas contribuições ambientais ao longo do novo biênio”, afirmou.
REVISÃO DO ESTATUTO E REGIMENTO INTERNO DA ABEMA
A presidente da Abema e secretária de meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, ouviu sugestões dos membros representantes dos estados e recomendou que a gestão do novo biênio coloque em pauta a revisão do estatuto e elaboração do regimento interno com atenção especial às diretrizes do processo eleitoral. “Temos um processo transparente, aberto, democrático para definição de uma gestão política, porém apartidária, que precisa ampliar cada vez mais o incentivo à participação dos representantes dos estados nas discussões, com uma linguagem diferenciada que mantém a união, resguardando nossas diferenças”, afirmou.