O Diário Oficial publicado no dia 6 deste mês trouxe a criação da Superintendência de Educação Inclusiva para atender às demandas de alunos com deficiência e outros transtornos que enfrentam barreiras de acesso ao ensino. A estrutura será composta por profissionais especializados tanto na área da educação, quanto na área da saúde e assistência social. A equipe terá a responsabilidade de formular, implementar e monitorar políticas públicas que assegurem a inclusão escolar desses alunos.
ATRIBUIÇÕES
Dentre as atribuições do novo setor constam: capacitar profissionais com a promoção de formações continuadas para educadores, gestores e profissionais da área, preparando-os para lidar com as especificidades dos alunos e implementar práticas pedagógicas inclusivas, planejar uma infraestrutura acessível e articulação intersetorial para trabalhar em parceria com outras secretarias e órgãos, além da adaptação curricular.
REDUZIR EVASÃO
De acordo com a secretária da Educação de Palmas, Débora Guedes, a intenção é aumentar a inclusão social, integrando o aluno à escola, e reduzir a evasão escolar deste grupo de estudantes. “O desejo desta gestão é avançar na construção de uma educação mais inclusiva, mostrando que o acesso pleno à escola é um direito fundamental. Queremos garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem em um ambiente acolhedor e inclusivo”, disse a gestora.
SUPERINTENDENTE
A Superintendência contará com uma diretoria de Atendimento Educacional Especializado; gerência de Educação Bilíngue de Surdos e a gerência de Educação para Transtornos de Neurodesenvolvimento. O setor será comandado pela professora Francisca Vera Alves Martins, graduada em Letras e em Direito, com especialização em neuropsicopedagogia, ensino híbrido e metodologias ativas, áreas que me permitem atuar de forma interdisciplinar e estratégica na educação e no desenvolvimento humano.