A onda de violência registrada nas escolas pelo Brasil nos últimos meses motivou uma reunião nesta segunda-feira, 10, entre membros da Secretaria da Educação de Palmas (Semed) e representantes das forças de segurança pública do Tocantins. “A tragédia ocorrida em Blumenau (SC), que chocou todo o Brasil, nos obriga a refletir ações para proteger os alunos da rede municipal de ensino e tranquilizar os pais, professores e educadores. Juntos, traçaremos estratégias que reforçarão a segurança no ambiente escolar. Buscaremos na tecnologia, na inteligência, nas rondas constantes, na vigilância eletrônica, medidas para proteger nossas crianças e adolescentes”, pontuou a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).
REDE DE SEGURANÇA
Dentre as ações que serão implementadas de forma emergencial está a implementação de uma Rede de Segurança, com a criação de um grupo de trabalho, que terá a participação dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente e das forças de segurança. Estão previstas ainda ações como intensificação das rondas policiais nas escolas, capacitação direcionada aos vigias e ampliação do monitoramento nas unidades.
DIVIDIR RESPONSABILIDADES
Titular da Semed, Fátima Sena, avalia que a medida se mostrou ainda mais necessária, após os ataques ocorridos em escolas nos últimos dias. “Estamos aqui para juntos definirmos um plano de atuação, ou seja, para sabermos como vamos agir para combater os possíveis casos envolvendo violência escolar nas unidades educacionais. Precisamos estar certos sobre o que a escola tem que fazer e como os órgãos de segurança podem nos auxiliar e pontuar quais as novas medidas que podemos adotar para ampliar a segurança da comunidade escolar. Precisamos dividir as responsabilidades para termos eficiência neste cuidado”, disse, acrescentando ser fundamental que as famílias deixem os filhos na escola, sabendo que estamos procurando as melhores estratégias para garantir o bem-estar de todos.
PRESENÇAS
Ao final da reunião, ficou acordado entre os participantes, uma agenda permanente para que com a ajuda de professores e especialistas, o grupo defina em conjunto o que será colocado em prática. A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, 22º Batalhão de Infantaria do Exército, Marinha do Brasil, chefia de Gabinete do Executivo Municipal de Palmas, Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Guarda Metropolitana de Palmas e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed).