O Estado do Tocantins será homenageado no Senado Federal a partir das 10 horas desta segunda-feira, 2º, em razão do 35º aniversário, a ser comemorado na quinta-feira, 5. A cerimônia foi solicitada por meio de um requerimento conjunto dos senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha Seabra (UB), do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) e contou com a colaboração da Casa Civil.
CERIMÔNIA
Na sessão solene serão homenageados os fatos marcantes da história do Tocantins, os personagens que se destacaram na trajetória e o processo de construção de uma identidade que tornou o Norte do Goiás no mais novo estado do país. Senadores, deputados federais, secretários e demais autoridades estarão presentes.
OURO DO CERRADO
Uma amostra dessa identidade será apresentada em um momento especial preparado para a sessão solene, o desfile “Ouro do Cerrado”. Modelos da comunidade Mumbuca, localizada na região do Jalapão, vão desfilar uma coleção de vestidos do estilista tocantinense Fernando de Carvalho, produzidos em capim dourado. Este, que é um dos elementos culturais mais marcantes do Estado, também tem contribuído para a promoção do turismo e o desenvolvimento econômico em muitas comunidades.
EXPOSIÇÃO
A sessão solene marca o encerramento da programação de homenagem ao Tocantins realizada no Congresso Nacional. Desde o dia 26 de setembro, o Salão Negro, que é a principal área de eventos na Casa, tem exibido a exposição “35 Anos”, que apresenta a história do Estado por meio de painéis, vídeos e espaços interativos. Logo após a sessão, os presentes serão convidados a fazer uma visita para encerrar a exposição.