Nos seus poucos mais de 30 anos, Palmas, tem se tornado referência nacional, pela qualidade de vida de seus habitantes, consequência de um estilo de vida voltado à prática esportiva ou de alguma atividade física.
Os hábitos por atividades físicas, em busca de uma vida saudável, estimulam muitos palmenses que, todos os dias, ocupam academias, praças e parques, tornando esta moderna cidade em um grande centro esportivo.
Manter a saúde em dia, cuidar do corpo e da mente, combater a ansiedade e o estresse, são algumas das motivações ou recomendações médicas que levam milhares de pessoas à prática de exercícios todos os dias, o que contribui, claro, para uma vida de qualidade.
Estes são alguns dos motivos que motivaram o produtor Nival Correia, a produzir uma série documentário que pudesse retratar esta cultura urbana, da corrida por uma vida saudável, atrelada à prática esportiva: “No universo de cidades que têm melhor qualidade de vida, Palmas é sem dúvidas destaque nacional, com uma população que está em constante movimento, se exercitando das mais variadas formas, seja por recomendação médica, por melhoria na estética corporal ou simplesmente pelo prazer de viver bem. Aqui, encontramos um cenário perfeito, que a cidade oferece aos seus moradores, resultando numa grande academia a céu aberto e integração social”, comentou Correia.
Para a pedagoga Cleidimara Viana, a prática de atividade esportiva lhe trouxe muitos benefícios, tanto para a sua saúde, como para novas relações pessoais: “Praticar corrida tem me gerado muitos benefícios, pois além de ter uma vida mais saudável e melhorar a minha auto estima, conheci novas pessoas, e hoje tenho mais prazer em tudo aquilo que faço”, frisou Cleidimara.
A Série Documentário “Esporte é Saúde” está sendo produzida desde janeiro, e vai até março de 2020, com participação de vários atletas ou pessoas comuns, elenco de especialistas da área da saúde, professores e instrutores de oito modalidades esportivas, e conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, através da Fundesportes (Fundação de Esportes de Palmas) e SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde).
Este projeto piloto será exibido em um canal de TV aberto, com produção que segue os padrões e critérios da ANCINE, Agência Nacional de Cinema, contribuindo para que Palmas esteja inserida no circuito do audiovisual brasileiro.
Série Documentário “Esporte é Saúde”
Direção e roteiro: Nival Correia
Produção: Spatium Audioviual
Diretor de fotografia: Luis Castro
Pesquisa e assistente de roteiro: Frazão Araújo
Edição: Adriano Lima
(Da assessoria de imprensa)