A Secretaria da Saúde (Sesau) divulgou nesta segunda-feira, 17, que o Tocantins ocupa o 7º lugar no ranking nacional da desospitalização. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) tocantinense ficou a frente de estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará, conforme dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) divulgados no 19º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, que aconteceu nos dias 7 e 8 deste mês.
SERVIÇO NO TOCANTINS
A Sesau oferta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o serviço de atenção domiciliar (SAD), mais conhecido como Programa Melhor em Casa (PMeC), com foco no processo da retirada do paciente do ambiente hospitalar para o seguimento do tratamento em casa. A desospitalização evita internações desnecessárias e melhoria na qualidade de vida do paciente, recebendo um atendimento em casa pela equipe multiprofissional e com o acompanhamento dos familiares.
MAIS DE 160 PACIENTES POR MÊS
Coordenadora do SAD/PMeC do Hospital Geral de Palmas (HGP), Maria das Graças Vieira Rios comemora a colocação do Estado e pontua que a equipe da Sesau já está trabalhando para ampliar os serviços ofertados no Estado. “No HGP nós atendemos 165 pacientes por mês. O intuito do programa é desospitalizar, levando o melhor cuidado ao paciente em sua residência, além de fazer com que exista uma maior rotatividade de leitos, garantindo assim novos atendimentos. Este ranking é muito bom, entre 27 estados brasileiros, ficamos em 7º lugar”, ressaltou.
O SAD
Conforme a secretaria, a equipe do SAD é multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, fonoaudiólogo, dentista, fisioterapeutas, psicólogos e outros. “Para ter acesso ao serviço o paciente necessita ter a indicação e passar por uma avaliação dos critérios que o paciente tem para ser admitido no programa, geralmente são pacientes de média e alta complexidade”, explicou o odontólogo Gustavo Jaime Coelho, do programa Melhor em Casa do Hospital Geral de Palmas.