Representantes dos servidores do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran) se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (Republicanos), solicitando apoio junto ao Palácio Araguaia para a criação do quadro próprio do órgão. Conforme o grupo, o Poder Executivo ainda analisa a proposição de uma Medida Provisória (MP) neste sentido. Atualmente, funcionários do Detran fazem parte do Quadro-Geral.
Valorização dos servidores do Dertran
De acordo com uma das integrantes da Comissão de Servidores Efetivos do Detran, Vanusa Martins, a aprovação da medida é importante para valorizar os funcionários efetivos, evitar a elevada rotatividade e fazer com que cada vez mais seja prestado um atendimento com qualidade aos usuários. “São servidores que detêm um conhecimento altamente especializado, que precisam ser estimulados a permanecerem desempenhando suas funções e transmitindo suas habilidades. Além disso, o Detran do Tocantins é o único da federação que ainda não possui quadro próprio de servidores”, ressaltou. O Detran possui cerca de 420 servidores efetivos, lotados nas 37 unidades, entre sede, Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e Postos de Atendimento.
Redistribuição
O presidente do Detran, Paulo Roberto Nogueira, adiantou que a análise jurídica e orçamentária demonstra que a proposta não causa impacto financeiro nas contas do órgão, pois apenas redistribui os servidores pertencentes ao quadro próprio. “É uma antiga reivindicação dos servidores lotados nesta autarquia, além de valorizar os servidores, reduzindo a rotatividades e oportunizando um melhor aproveitamento de suas especialidades”, afirmou. Antonio Andrade concordou. “É de suma importância para a segurança, estabilidade e valorização dos servidores do Detran; tem meu apoio e colaboração”, completou.