A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza nesta quarta-feira, 6, uma reunião com coordenadores e digitadores dos 21 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Tocantins. O encontro foi organizado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (Spas), na sede da pasta em Palmas.
O objetivo do encontro é formar a integralidade da rede psicossocial, com os mesmos protocolos, fluxos e critérios de acesso em todos os Caps. Além disso, pretende realizar a integração dos outros níveis de atenção à saúde, unidades básicas de saúde e unidades hospitalares para alinhamento e padronização desse atendimento.
A reunião é o primeiro encontro para a elaboração do Fluxo e Protocolos de Atendimento Psicossocial, explicou a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde (Spas), Juliana Veloso. “Nesse primeiro encontro, iremos apresentar a proposta de padronização dos protocolos integrados para a rede de atendimento, ouvir e conhecer as vivências dos representantes dessas unidades. Após isso, faremos visitas e, só depois, conseguiremos elaborar um fluxo e protocolo de atendimento que oferte de forma eficiente e resolutiva em todos os componentes de rede, um tratamento adequado e no momento oportuno para esse paciente”, destacou a superintendente.
“Esse alinhamento dos protocolos é muito importante, porque além de desafogar os Caps, isso vai contribuir no sentido de melhorar o atendimento, porque todos os dispositivos do SUS vão se integrar e, com isso, fortalecer a política de saúde mental do nosso Estado”, ressaltou a coordenadora do Caps II do município de Palmas, Jeane Gardene Morais.
Rede de atendimento
O Tocantins conta com uma rede de atendimento psicossocial, com cobertura de 92% na atenção básica, Unidades Básicas de Saúde, que são a ordenadora do cuidado. Os 21 Caps estão distribuídos nas oito regiões de saúde, a rede hospitalar conta com 21 leitos psiquiátricos, sendo 10 no Hospital Regional de Araguaína e 11 no Hospital Geral de Palmas e duas residências terapêuticas. (Da assessoria de imprensa)