O governo estadual esclarece que desde o dia 15 deste mês a Secretaria da Saúde (Sesau) adotou um novo fluxo de distribuição de doses de imunizantes contra a Covid-19. Após análise e considerações da Gerência de Imunização acerca do envio das vacinas aos municípios, o novo planejamento estabelece que o envio só ocorrerá após solicitação prévia dos municípios.
Mais de 20 mil doses perdidas
Para tomar a nova medida, a equipe técnica da Sesau considerou a solicitação de 102 municípios pela suspensão do envio de vacinas contra a Covid-19. Além disto, fiscalização realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPE) em oito municípios verificou-se uma perda de 22.987 doses da Pfizer.
Evitar desperdício
A Sesau considerou que de 8 até o dia 10 de dezembro ainda restavam 25 municípios para retirar as vacinas nos centros de distribuição, sendo que três destes não retiraram as vacinas destinadas desde o dia 22 de novembro de 2021. “Com essa medida, almejamos evitar desperdício de imunizantes, além de aperfeiçoar a entrega das vacinas aos municípios. Encaminhamos ofício às secretarias municipais de saúde sobre o trâmite para a solicitação prévia dos imunizantes”, pontua a gerente de Imunização, Diandra Sena.
Entrega de vacinas
Durante o período de Natal e Ano Novo, a entrega de vacinas terá forma de distribuição alterada. No período de 20 a 31 de dezembro de 2021 e de 3 a 7 de janeiro de 2022 não serão realizadas as distribuições semanais descentralizadas para as Regiões de Saúde Ilha do Bananal (Gurupi) e Sudeste (Dianópolis). Portanto, os municípios que fazem parte dessas Regiões de Saúde deverão retirar as vacinas contra Covid -19 na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos em Palmas e no Polo de Imunização de Araguaína.