A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) está convocando os doadores de sangue para a “folia do bem” neste que é um dos meses mais críticos do ano. O objetivo é manter o ritmo de bolsas e os estoques da Hemorrede Tocantins abastecidos durante o feriadão de carnaval.
Dados da Hemorrede apontam que anualmente as doações caem em média de 30% durante os dias de festa. Por isso, nesta época, se intensificam as coletas externas e programadas e garantir um estoque que possa suprir as demandas por sangue nos hospitais públicos e privados de todo o Estado.
No sistema de saúde, as bolsas e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes ou em outras situações clínicas.
UM DESAFIO
A superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes, comenta que, como em todos os anos, o período de feriados prolongados como o carnaval é um desafio para a Hemorrede manter os estoques satisfatórios, em função da histórica queda nas doações. “É muito importante mantermos e garantirmos o abastecimento da rede hospitalar pública e privada”, alertou.
Pollyana acrescentou a necessidade de sensibilizar a sociedade para a doação voluntária, espontânea e habitual de sangue, visando à garantia da quantidade adequada à demanda dos hospitais do Tocantins.
QUEM PODE DOAR
Para fazer a doação, o voluntário precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial com foto. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar.
Os interessados podem comparecer a uma das unidades da Hemorrede Tocantins das 7 às 18 horas, de segunda a sexta. Em caso de dúvida e para mais informações, o doador pode ligar no 0800 642 8822 ou no 3218-3232.