A Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promoveu na segunda-feira, 28, o “Seminário Macrorregional de Imersão sobre Sarampo”. A agenda em Palmas aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa (Aleto) e reuniu representantes de 53 dos 81 municípios convidados. O objetivo do encontro foi alinhar estratégias de enfrentamento à doença e atualizar os profissionais sobre a situação epidemiológica. O último boletim listou 9 casos confirmados e 7 em investigação.
SITUAÇÃO EXIGE AÇÕES RÁPIDAS
O titular da Sesau, Carlos Felinto, destacou o caráter emergencial das ações. “Assim que soubemos dos casos suspeitos no município de Campos Lindos, encaminhamos imediatamente técnicos ao local para atuarem em conjunto com o município e o MS. Já temos nove casos confirmados de sarampo, de um total de 16 notificações, o que reforça a urgência dessas medidas. Estamos atuando de forma tripartite para identificar os casos e, principalmente, promover a vacinação da nossa população”, enfatizou o secretário.
SARAMPO É EVITÁVEL
O diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti Fernandes, também fez uma avaliação do cenário. “O Brasil é um país livre da doença, mas há uma grande pressão pela internalização, considerando o aumento de casos em outros países e a ocorrência de casos relacionados à importação em um município do interior do estado. Estamos atuando em parceria com o Tocantins e o município de Campos Lindos para conter os casos e sensibilizar os demais municípios. O sarampo é uma doença evitável, temos vacinas seguras e produzidas no Brasil há décadas. Vacinar agora é proteger a si mesmo, a família e a comunidade”, reforçou.
PRÓXIMA ETAPA EM ARAGUAÍNA
O segundo Seminário Macrorregional será realizado em Araguaína já nesta terça-feira, 19, e pretende reunir representantes de 58 municípios das regiões Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia e Cerrado Tocantins Araguaia. O evento ocorrerá no auditório da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a partir das 14 horas.