Os secretários da Saúde do Tocantins (Sesau), Carlos Felinto, e da Capital (Semus), Dhieine Caminski, estiveram juntos no Hospital Geral de Palmas (HGP) nesta segunda-feira, 17, para buscar alternativas para amenizar as transferências de pacientes sem o perfil clínico da unidade hospitalar e reduzir filas. A dupla fez uma vistoria no pronto-socorro e verificou que 70% dos atendimentos são a pacientes que chegam oriundos do município. A especialidade de ortopedia é apontada pelo diretor da unidade, Iatagan Barbosa, como uma das que mais demanda atuação da divisão.
ACIDENTES E FALTA DE ESTRUTURA NA REDE MUNICIPAL GERAM SOBRECARGA
Iatagan Barbosa afirma que a unidade hospitalar atua em sobrecarga. “Na maioria das noites, principalmente em finais de semana, a unidade chega a um ponto crítico de sobrecarga no pronto-socorro, em decorrência de acidentes e falta de estrutura na rede hospitalar da Capital e das cidades vizinhas. Atualmente temos uma média de 13 cirurgias ortopédicas por dia e uma média mensal de 80 a 120 pacientes ortopédicos internados”, afirmou o diretor geral por meio da assessoria da Sesau.
NÚMEROS
Dados do Escritório da Qualidade apontam que em janeiro e fevereiro, 276 pacientes de ortopedia foram acolhidos no local. O número é 7% mais que o mesmo período do ano passado, quando a unidade recebeu 257 pessoas e 6% menor que o registrado em 2023, com 294 atendimentos.
PARCERIA COM APOIO DE PM, DETRAN E SEMOB
No encontro, os entes alinharam uma parceria para reduzir as transferências e aprimorar o serviço de contrarreferência. “A nossa ideia é trabalhar junto com o município, para garantir que a população tenha atendimento de qualidade e em tempo oportuno, com cada ente buscando suprir o seu papel dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Aliado a isso temos a disponibilidade da Polícia Militar e do Detran, além da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, que estão dispostos a colaborar com campanhas e ações que reduzam os índices de acidentes que compreendem mais de 80% dos atendimentos ortopédicos da unidade”, pontuou Carlos Felinto.
HGP E UPAS ATENDEREM OS RESPECTIVOS PERFIS DE PACIENTES
Dhieine Caminski abordou o trabalho da atual gestão do município. “A Secretaria de Saúde de Palmas tem um desafio que é o planejamento estratégico para a gente conseguir atender a nossa demanda, com qualidade, celeridade e de acordo com o que preconiza o SUS. Nós temos aí um planejamento ativo, a gente quer até julho melhorar o fluxo de atenção na atenção primária, para tentar em parceria com o Estado qualificar melhores frutos assistenciais, principalmente em o HGP atender o perfil dele, as UPAs atender o perfil delas e a atenção primária conseguir acompanhar de maneira longitudinal os usuários do sistema”, anotou.