Com a notícia de que o Tocantins teria aplicado 537 vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca fora do prazo de validade, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Tocantins emitiu nota para esclarecer o processo de distribuição dos imunizantes, que garante terem “todos os dados pertinentes para garantia da qualidade conferidos e verificados” e enviados aos municípios “em tempo oportuno para aplicação”.
Municípios são os responsáveis pela aplicação
Diante do caso, a Sesau informa que já está verificando a ocorrência com as secretárias municipais, que reforça serem as responsáveis pelo “controle final da aplicação”. A pasta reforça que também aguarda posicionamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Orientação sobre vacinas
A Sesau destaca que a defesa é para não utilizar vacinas sequer próximas do prazo de validade. “A Gerência de Imunização tem orientado os municípios a sempre desprezar qualquer dose que esteja para vencer e a realizar a busca ativa de pacientes em tempo oportuno, para que doses não sejam perdidas e muito menos aplicadas fora da validade”, acrescenta Por fim, a pasta aproveitar para reforçar a defesa da segurança dos imunizantes. “Os municípios podem continuar o processo de imunização”, encerra.
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que todos os lotes que chegaram ao Tocantins, entregues pelo Ministério da Saúde (MS), foram conferidos e verificados todos os dados pertinentes para garantia da qualidade das vacinas, e distribuídas aos 139 municípios em tempo oportuno para aplicação.
Mesmo assim, as informações sobre os possíveis imunizantes vencidos estão sendo verificadas junto às secretarias municipais, que são responsáveis pelo controle final da aplicação. O Estado também aguarda um posicionamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) sobre o caso.
A SES destaca que a Gerência de Imunização tem orientado os municípios a sempre desprezar qualquer dose que esteja para vencer e a realizar a busca ativa de pacientes em tempo oportuno, para que doses não sejam perdidas e muito menos aplicadas fora da validade.
A SES ressalta que é preciso ponderação neste momento e que todas as vacinas são seguras. Os municípios podem continuar o processo de imunização.
Palmas, 02 de julho de 2021
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins”