O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde do Tocantins (Integra) passou a apresentar a lista de espera por leitos de Covid-19 no Tocantins. A atualização do sistema foi feita nesta terça-feira, 30, e mostra que há 59 pessoas contaminadas com o coronavírus esperando unidades de terapia intensiva (UTI), e outras 47 à espera de assistência clínica. O Estado havia sido provocado pelo Ministério Público a disponibilizar estes dados. No portal também é possível verificar, em tempo real, a data e horário da solicitação do leito, um número de identificação do paciente, o município de origem e o grau de prioridade de cada caso.
Ferramenta importante
Titular da Secretaria da Saúde, Edgar Tollini ressalta que a atualização do Integra é um avanço no processo de transparência das ações da gestão. “Este é mais um importante passo no processo de comunicação com a população. Com esta ferramenta mostramos como anda o trabalho de nossos técnicos e principalmente temos a oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a importância de se manter os cuidados em relação à não proliferação do novo coronavírus, diante da grande demanda por leitos”, afirmou.
Criterioso trabalho de regulação de leitos
O gestor destacou ainda, que os dados não expõem as identidades dos pacientes e não mudam a forma de trabalho da Central Estadual de Regulação. “Vale destacar que nossa Central de Regulação possui profissionais altamente qualificados, que trabalham arduamente para garantir o atendimento de toda população tocantinense, pautada por critérios éticos e técnicos, baseados nos protocolos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou Tollini. Após a aprovação da solicitação, inicia-se a busca pelo leito, a qual é priorizada pela gravidade do quadro clínico apresentado, respeitando a estabilização e condições de deslocamento de cada paciente .