Dados da vacinação contra a Covid-19 no Centro de Informações e Decisões Estratégicas (Integra) da Secretaria da Saúde (Sesau) levará em consideração a partir desta quinta-feira, 3, a população elegível a receber as doses para os cálculos, não mais o número total de habitantes. Em comunicado, a pasta esclarece que a mudança deve-se à meta preconizada pelo governo federal, que é chegar a 90% do total de pessoas aptas a serem imunizadas, que são as maiores de 5 anos.
Leia a íntegra da nota:
“A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO) informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 tem como meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), a vacinação de 90% da população elegível, ou seja, apta a tomar as doses de vacinas contra a Covid-19 que, no país, é a população maior de 5 anos.
Diante disso, esclarecemos que a partir do dia 3 de março de 2022 os dados apresentados no painel Integra Saúde/Vacinômetro, item “percentual da população vacinada” serão reajustados baseados na população elegível/apta para vacinação contra a COVID-19. Dessa forma, serão apresentados os dados da população vacinada acima de 5 anos de idade.
Esclarecemos ainda que os cálculos apresentados até o momento utilizavam como parâmetro a população total do Tocantins que, doravante, não será mais adotado, visto que a população apta para a vacinação são apenas os maiores de 5 anos de idade. Portanto, viu-se a necessidade de reajustes nos cálculos para que se apresentem dados mais fidedignos possíveis, apresentando o real cenário de vacinados aptos no Estado do Tocantins.
Ressaltamos que a estimativa da população maior de 5 anos a ser utilizada é a que foi apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para o ano de 2021.
Palmas/TO, 03 de março de 2022
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins”