O Serviço Social da Indústria (Sesi) de Araguaína participará de etapa regional do Torneio First Lego League (FLL). O torneio de robótica FLL é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que as crianças se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.
O tema escolhido para a temporada do torneio de robótica é “Hydro Dynamics”, pelo qual os alunos terão que descobrir e perceber o uso, transporte e descarte da água, identificar os problemas reais e apresentar soluções viáveis para sanar o problema, tudo por meio dos robôs. A equipe “Tucuna Robot’s”, do Sesi de Araguaína, irá participar da etapa regional do torneio, que começa nesta sexta-feira, 23, e vai até sábado, 24, em Belo Horizonte (MG).
A equipe é composta por nove alunos do ensino fundamental e médio da Escola Sesi. Orientados pelos professores Mário Junior Saviato e Ulisses Queiroz Parreira, os alunos criaram o robô “Robotic Cleaning”, que tem por objetivo a coleta de resíduos sólidos de grandes proporções submersos ou flutuantes em rios e lagos. Na etapa regional, os alunos apresentarão a banca de juízes da competição, o projeto de pesquisa que desenvolveram sobre o tema e o robô que programaram.
O Robotic Cleaning é uma máquina com formato hidrodinâmico, sustentada por meio da energia captada por placas solares e munido de sensores ultrassônicos que identificam a profundidade e a distância para a submersão e coleta de resíduos submersos e flutuantes.
O professor Ulisses Parreira falou do preparo e dedicação dos jovens para as provas. “Como educador, é muito gratificante ver o empenho dos alunos em desenvolver o projeto e se esforçarem para ser os melhores na competição”, afirmou. A equipe elaborada em conjunto com a comunidade escolar, fez pesquisas teóricas e visita ao lago da cidade para coleta de resíduos sólidos nas margens, além do córrego Neblina e Raizal e rio Lontra, no parque Cimba. Realizaram também entrevistas com a população, com órgãos governamentais.
O aluno Irlandy Ryan Vieira, de 17 anos, explica que a robótica é importante para o seu desenvolvimento escolar e pessoal. “Já participo da equipe há cinco anos e o trabalho de robótica me ajuda a desenvolver habilidades de engenharia mecânica e programação, que vão agregar à minha formação, pois quero seguir carreira profissional nesta área”, avisou. A equipe, além de Irlandy, é composta por Arthur Rodrigues Santos Lima, Carlos Augusto Ramos Oliveira, Elson Eduardo Costa da Silva, Gabryelle Guimarães Castro de Sousa, Jullyana da Silva Augusto, Kimilly Leite Rodrigues, Lucas Vinicius Oliveira Cardoso e Mariana Moraes Cunha.