As Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e de Participações Sociais (Seps) informaram que será realizada mais uma etapa de capacitações do projeto Mãos que Criam em agosto. Desta vez, Colmeia, Sítio Novo e Peixe serão beneficiados. Palmas e Esperantina foram os primeiros municípios alvos do programa.
COLMEIA, SÍTIO NOVO E PEIXE
Em Colmeia, as capacitações acontecem entre os dias 11 e 15, com cursos de cabeleireiro, design de sobrancelhas e panificação. Em Sítio Novo, os cursos ocorrem de 18 a 22, contemplando tranças e penteados, panificação, maquiagem e design de sobrancelhas. Já em Peixe, as atividades têm início no dia 25 e seguem até o dia 29, com cursos de tranças e penteados, cabeleireiro e design de sobrancelhas.
CARGA HORÁRIA
Com foco na geração de trabalho e renda por meio da inclusão produtiva, cada curso possui carga horária de 40 horas, com turmas de até 15 alunos e aulas realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
ENTRE OUTROS PÚBLICOS
A ação integra o Programa de Inclusão Produtiva promovido pela Setas, voltado a famílias inscritas no Sistema Único de Assistência Social (Suas), no Programa Bolsa Família (PBF), no Cadastro Único (CadÚnico), entre outros públicos em situação de vulnerabilidade.
MÃOS QUE CRIAM
O projeto Mãos que Criam alia qualificação profissional e acesso ao crédito para promover oportunidades de geração de renda. A Setas é responsável pela oferta dos cursos e, conforme o Decreto nº 6.939/2025, os participantes com aproveitamento satisfatório poderão acessar até R$ 9 milhões em linhas de crédito disponibilizadas pela Agência de Fomento, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Tocantins (FDESTO).
EMPREENDEDORISMO FEMININO
O projeto Mãos que Criam representa uma das frentes de estímulo ao empreendedorismo feminino e à economia solidária, promovendo capacitação, autonomia financeira e valorização dos saberes populares, especialmente entre mulheres artesãs e costureiras.
