A autônoma Anielly Gomes Paes, de 34 anos, nunca teve pleno acesso a programas e canais variados de TV aberta por receber o sinal por uma parabólica convencional, que sintonizava apenas um único canal de televisão. Agora, a dificuldade para assistir à programação de TV ficou no passado. Anielly foi uma das primeiras a receber a nova parabólica digital, distribuída e instalada gratuitamente pela Siga Antenado, em Palmas (TO). Ela e toda a família podem aproveitar mais de 30 canais, com maior qualidade de imagem e som.
“A qualidade melhorou muito. A antiga parabólica pegava apenas um canal. Já perdemos muitas programações interessantes por não ter acesso aos outros canais. Agora, conseguimos assistir mais de 30 canais com qualidade. Meus filhos adoraram”, conta Anielly, que mora com o marido e os filhos, na região Sul de Palmas.
A autônoma faz parte do grupo de brasileiros beneficiários de programas sociais do Governo Federal, e que tem antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento, que estão recebendo os kits gratuitos com a nova parabólica digital.
Cerca de 20 milhões de famílias no país acompanham o sinal aberto e gratuito via parabólica tradicional, que terá o sinal interrompido com a chegada do 5G. Por isso, é preciso substituir o equipamento pela nova antena parabólica digital. Desse número, estima-se que praticamente metade são beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
A mudança é necessária para que a tecnologia 5G possa ser ativada com todo o seu potencial. Como o 5G vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C), a população que utiliza esse serviço para receber sinal de TV aberta deverá substituir seus equipamentos pelos que operam em outra faixa, a Banda Ku.
As famílias de menor renda de Palmas (TO), registradas em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento, devem entrar em contato com a Central de Atendimento da Siga Antenado para o agendamento da instalação da nova parabólica digital pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br, com número do CPF ou NIS em mãos. Em breve, a troca também será estendida para outras famílias do Tocantins.
Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura não sofrerão qualquer tipo de alteração.
Sobre a Siga Antenado
Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.
Mais informações | Assessoria de Imprensa Siga Antenado
Marcelle Secchin – (27) 99946.1979 ou marcelle.secchin@oficina.ci
Luciane Improta – (61) 99380-6044 ou luciane.improta@oficina.ci