O Sindicato dos Servidores da Polícia Federal do Tocantins (Sinpf-TO) realizou encontro histórico para a pauta sindicalista no Estado, na última quarta-feira, 29. Representantes da categoria estiveram em audiência no Ministério da Justiça e da Segurança Pública do Brasil, onde foram recebidos pelo ministro Flávio Dino e pela diretoria da pasta.
Também estiveram presentes no encontro o senador Irajá Abreu, responsável pela mediação entre o Ministério e o Sindicato. O senador pautou o encontro por conhecer as demandas emergenciais dos policiais federais do Tocantins e reconhecer a necessidade de resolução. O objetivo do Sinpf-TO é aproveitar a agenda e visitar outros representantes políticos nos próximos dias.
De acordo com o presidente do Sinpf-To no Tocantins, Felipe Jaime, este foi um encontro inédito para o sindicalismo, principalmente no Tocantins, de abertura das portas de um Ministério do Governo Federal para a categoria. “Nosso encontro com o ministro Flávio Dino foi muito positivo, abrindo diálogo contundente de garantia de direitos para a nossa categoria no Tocantins que, certamente, também será útil para os demais profissionais efetivos da segurança pública”, declarou o presidente do Sindicato.
Na ocasião, ele esteve acompanhado de demais membros do Sindicato no Tocantins, sendo os policiais Ailton da Silva e João França. Dentre as principais demandas está o adicional de difícil fixação de efetivo, que é uma indenização garantida a localidades que são consideradas estratégicas e possuem dificuldade de lotação e permanência de servidores. “É importante reforçar o efetivo no estado, sobretudo a alguns indicadores que tornam o Tocantins relevante como o segundo estado com maiores divisas no Brasil e a maior apreensão de cocaína da história do Brasil”, afirma Jaime.
Na ocasião, foram tratados ainda assuntos como reestruturação salarial, diárias e aposentadoria dos servidores da Polícia Federal. “São pautas cruciais para a categoria e que há anos batalhamos em prol dessas conquistas. Seguimos em busca de outros ministérios, assim como representantes políticos para efetivar melhorias para a segurança pública no Tocantins, concluiu o presidente do Sindpf-TO. (Da assessoria de imprensa)