Apesar da resistência à indicação de Bruno Azevedo para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os presidentes dos Sindicatos dos Policiais Civis (Sinpol), Ubiratan Rebello, e dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 22, com o novo titular da pasta. Membro da categoria, o deputado Moisemar Marinho (PSB) também esteve presente, assim como representantes do Sindepol (delegados), Aepto (escrivães) e Agepol (agentes).
DEBATE ABERTO E RESPEITOSO
Bruno Azevedo recebeu as principais reivindicações dos sindicatos e valorizou a agenda. “Esse debate aberto e respeitoso nos permite compreender as demandas reais, ouvir sugestões e construir juntos soluções que atendam às necessidades dos servidores e da população. Ratifico que será feito tudo o que for possível para trazer melhorias aos nossos servidores, incluindo as providências que possam dar mais celeridade à realização do concurso da Polícia Civil, um certame muito esperado e que já recebeu o aval do governador Wanderlei Barbosa”, lembrou ainda o secretário.

CANAL DE COMUNICAÇÃO
A necessidade deste debate seguir ocorrendo foi o destaque feito pelo presidente do Sinpol. “O interesse dos policiais civis é e sempre será a nossa prioridade. Foi importante estar aqui neste momento com o secretário para apresentar as nossas pautas e abrir um canal de diálogo. O sindicato, junto com as entidades e o deputado Moisemar Marinho, está trabalhando para que seja criado um canal de comunicação com a secretaria e que possamos ser ouvidos, e mais do que isso, atendidos naquilo que nos é prioritário”, afirmou Ubiratan Rebello. “Sempre que há uma nova pessoa à frente da pasta é importante fortalecermos o diálogo. Este foi um primeiro momento bem produtivo, ele recebeu as nossas demandas, demonstrou que tem interesse em resolver várias das pautas. Queremos que as demandas sejam resolvidas o mais rápido possível”, acrescentou Silvio Jaca, do Sindiperito.
MOISEMAR COBRA RETORNO ANTES DA ASSEMBLEIA
Em publicação nas redes sociais, os presidentes de Sinpol e Sindiperito afirmaram que o secretário se comprometeu a estudar as pautas apresentadas e verificar a viabilidade, inclusive orçamentária, para atendê-las. Além disso, a dupla relata que Bruno Azevedo se dispôs a viabilizar uma reunião multilateral entre entidades, SSP e Casa Civil para tratar da agenda de ordem financeira. Moisemar Marinho manifestou desejo de que o governo apresentasse uma resposta antes da reunião dos sindicatos. “Seria muito positivo que tivéssemos um retorno para dar satisfação à categoria antes do dia 11, que é a data da nossa próxima Assembleia. Contamos com você nessa construção”, pontuou o parlamentar.
ENTENDA
A indicação de Bruno Azevedo à SSP gerou insatisfação imediata de Sinpol e Sindiperito e outras categorias da Polícia Civil. As categorias questionavam o fato do comando da pasta ficar com alguém que presidia o Sindicato dos Delegados. Com a confirmação da nomeação, as entidades se reuniram e convocaram mobilização para fevereiro.