Representantes dos Sindicatos dos Delegados (Sindepol), dos Policiais Civis (Sinpol) e dos Peritos (Sindiperito) estiveram nesta quinta-feira, 3, reunidos com o secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, para tratar de possíveis alterações no Regimento Interno (RI) e no Manual de Procedimentos da categoria, além das progressões funcionais.
Sugestões dos sindicatos serão avaliadas
De acordo com as entidades policiais, a reunião “correu bem” e Cristiano Sampaio admitiu a possibilidade de alterar alguns pontos do RI e do Manual. Sindepol, Sinpol e Sindiperito expuseram pontos relevantes sobre os textos e a partir de então cada sindicato apresentará suas sugestões de alteração em ofício à SSP, que irá avaliar as observações. As duas normas foram alvos de bastante polêmica assim que anunciadas, mas o governo estadual tem colecionado vitórias a qualquer questionamento feito no campo jurídico.
Reforço de efetivo e progressões
Os sindicatos também relatam que o secretário se comprometeu a iniciar um diálogo com o governo sobre a viabilização das nomeações para reforço do quadro de efetivo. Em relação às progressões, a pasta esclareceu que a vedação legal da Lei do Congelamento, que suspendeu os trâmites para progressão até 2021, é um obstáculo, mas que ainda discutirá a possibilidade de alterar a norma. A demanda, porém, depende também de orçamento e sinalização do Palácio Araguaia.