O Sindicato dos Auditores Fiscal da Receita Estadual (Sindifiscal) oficiou o titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Sandro Henrique Armando, sobre a paralisação da categoria nesta quinta-feira, 13. A mobilização será iniciada às 8 horas e será encerrada somente no mesmo horário de sexta-feira, 14.
No texto ao secretário, o sindicato deixa claro a insatisfação com o governo. “O Sindifiscal informa que em protesto contra a forma e o descaso como vem sendo tratados os assuntos da categoria, e que em conjunto com todas as entidades que lutam pelos interesses do Fisco, faremos uma paralisação de 24 horas em todo o Estado”, diz trecho do documento..
“[O Sindifiscal] Espera que não sejam necessárias outras medidas como essa, para que os interesses do Fisco Tocantinense sejam levados a sério e aguarda a continuidade das discussões das demandas”, diz ainda o ofício.
Segundo o presidente do Sindifiscal, a “alta de compromisso e comunicação” de Sandro Armando foram “a gota d’água” para os auditores. Após marcar reunião com a categoria na segunda-feira, 10, o secretário acabou viajando a Brasília para cumprir compromissos designados pelo governador Mauro Carlesse.
Diante disto, os auditores decidiram que serão interrompidas as ações de fiscalização nos postos fiscais, sede da Sefaz, agências de atendimento, comandos volantes e delegacias regionais.
A entidade garante que a paralisação é o pontapé inicial para ações por parte da categoria contra a “morosidade e o descaso” do governo em relação a direitos básicos e compromissos assumidos pelo governador Mauro Carlesse durante campanha eleitoral, ainda nas eleições suplementares quando já era o chefe interino do Executivo.
“Estamos diante de uma situação que contradiz o discurso adotado pelo governo na campanha: a indisposição para o diálogo. O secretário deveria buscar, com prioridade, o entendimento com a categoria responsável pela administração tributária” frisou o presidente do Sindifiscal, João Paulo Coelho.
Secretário da Fazenda atende “2 ou 3 dias” da semana e viaja, diz presidente do Sindifiscal; assista: