Estará disponível a partir do dia 22 de março, para a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o Sistema de Gestão de Atendimento (SGA), uma plataforma idealizada pela Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI/TO). O objetivo desse sistema é proporcionar o gerenciamento dos atendimentos na prestação dos serviços.
A utilização do sistema pela Seduc permitirá a otimização dos atendimentos dos serviços na rede estadual de ensino, como o agendamento para a realização de matrículas e demais atendimentos, contribuindo, dessa forma, como medida de prevenção à disseminação da Covid-19.
Nesta quinta-feira, 11, a ATI treinou parte dos gerentes da Seduc para o manuseio do SGA. Segundo a gerente de Treinamento, Daiane Rodrigues, o próximo passo será capacitar todos os atendentes. “Estamos em fase de planejamento para a próxima etapa, que será treinar todos os atendentes, visto que o SGA organizará o agendamento das matrículas e otimizará o fluxo dos atendimentos. É um sistema fundamental nesse período de pandemia, assim evitaremos aglomerações nas escolas”, afirmou.
Inicialmente, o SGA estará disponível para as Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Araguaína, Palmas e Gurupi. No caso das matrículas, o agendamento será realizado de forma interna, via call center; e externa, on-line.
“O atendimento será realizado pela escola, em que o pai ou o responsável fez o agendamento para a matrícula. Já nas escolas, atendentes treinados para utilizar o sistema realizarão os atendimentos”, explicou a gerente de Implantação e Integração de Sistemas, Maria Jardim.
A gerente de Estatística e Informações Educacionais da Seduc, Ana Paula Ribeiro, projetou, ainda, a utilização do SGA para a retirada dos roteiros de estudos, caso a pandemia se prolongue. “Durante o treinamento, tive várias ideias da funcionalidade do sistema, que também pode ser utilizado para outros fins dentro da Seduc, como a retirada dos roteiros de estudos, caso a pandemia venha a se prolongar e tenhamos que continuar com os atendimentos não presenciais”, destacou. (Da assessoria de imprensa)