A ignorância é um dos principais inimigos do combate à Covid-19. Que o digam os fiscais da Prefeitura de Palmas. Além do estresse resultante de uma jornada que ganhou muito mais volume e intensidade em tempos de pandemia, eles também têm sido vítimas de intimidações e agressões por cumprir sua obrigação.
Lamentável e estarrecedor
A situação chegou ao ponto de levar a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) às redes sociais para desabafar: “Triste realidade, mas a fiscalização em Palmas tem encontrado muita resistência e desrespeito. Se não fosse a presença da @SesmuPalmas, GMP e @PMTO_oficial agindo em conjunto nas operações, a agressividade de alguns teriam gerado piores consequências. Lamentável e estarrecedor!”, postou Cinthia nesse domingo, 12.
Agressão covarde
Dia desses, um fiscal foi reconhecido na rua por uma pessoa que fora multado por não usar máscara, e o sujeito não quis conversa: partiu para a agressão fisicamente covarde contra o servidor.
Todo o final de semana, até de madrugada
Nesse fim de semana, ao lado da Polícia Militar e Guarda Metropolitana, os fiscais da Postura foram os que mais trabalharam em defesa da população, em operações sexta, 10, sábado, 11, e nesse domingo. Diga-se: até a madrugada.
Alguns contaminados
Esses servidores são quase todos de mais idade, estão cansados ao extremo e sob grande pressão emocional. Portanto, de grupo de risco, alguns acabaram contaminados pela Covid-19.
Mais estresse
Com o decreto que fecha todo o atendimento ao público a partir desta segunda-feira, 13, até dia 27, eles terão muito mais trabalho e estarão sujeitos a mais estresse.
Respeito
Assim, o mínimo que se espera da população é respeito a esses servidores.