O Coletivo Somos quer que Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB-TO), Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) e Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO) tornem obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 ou teste para ingresso em suas instalações. O ofício com a solicitação foi protocolado na sexta-feira, 21, em cada um desses órgãos.
Precisam dar o exemplo
Para o Somos, esses os órgãos públicos e entes representativos oficializados precisam dar exemplo no apoio à imunização e garantir maior segurança dos servidores, além das demais pessoas que adentrem nas respectivas unidades físicas. “Apresentamos também o mesmo pedido na Câmara de Palmas e ainda não obtivemos resposta”, afirmou o grupo em nota.
TJ e DPE já adotaram medida
Segundo o coletivo, Tribunal de Justiça e e Defensoria Pública Estadual responderam já ter adotado internamente a comprovação de vacinação para adentrar em suas unidades. “Acreditamos que os demais entes buscados devem seguir o que foi determinado pela cidade de Palmas. A única forma de vencermos a pandemia é por meio da imunização de todos, adultos, adolescentes e crianças”, defendeu o grupo.
Fiscalizam ações
O Somos lembra que MPE-TO e TCE-TO fiscalizam e recomendam ações de combate à Covid-19 nos municípios. “Estes dois órgãos precisam dar exemplo internamente no que diz respeito ao apoio à imunização”, ressaltou o coletivo. “O trabalho de fiscalização das Prefeituras e Secretarias tem sido intenso e louvável. O TCE também fez recomendações aos municípios sobre a suspensão das festas de carnaval, devido ao momento que estamos passando. Acreditamos que também é a hora de dar exemplo dentro dos próprios órgãos.”
OAB-TO e CRM
No caso da OAB, o coletivo destacou o trabalho social que a Ordem desenvolve e a importância de ser exemplo perante não só a advocacia, mas para toda a sociedade. Sobre o CRM, que congrega os médicos, o Somos sustentou que deveria ser o primeiro a apoiar a imunização contra a Covid-19 interna e externamente”.