Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Polícia Federal (PF) assinado na terça-feira, 2, vai permitir o compartilhamento de tecnologias, de informações e recursos de informática. A medida também visa ações de interesse comum com foco na capacitação de servidores,
O documento foi assinado pelo titular da SSP, Cristiano Barbosa Sampaio, e o superintendente-regional em exercício da PF no Tocantins, o delegado federal Marcílio Manfre Afonso.
“Já em fase inicial, o cruzamento de dados entre a Polícia Federal e a Polícia Civil do Tocantins tem permitindo grandes resultados”, comentou Cristiano Sampaio, citando a identificação de quatro pessoas enterradas como indigentes, e a digital de criminosos em casos de roubo a carro-forte e agência dos Correios.
Marcílio Manfre também comemorou a cooperação. “O acordo vai agilizar a investigação criminal, pela eliminação de uma das etapas do processo de compartilhamento de dados, que é a solicitação, recebimento, processamento, análise e resposta”, explicou o delegado, citando que ficará disponível para a SSP uma série de sistemas nacionais.
A formalização da parceria também vai viabilizar a realização de capacitações mútuas, tanto para a utilização dos sistemas de informações institucionais, como para o aprimoramento das atividades-fim policiais.