A Comissão Especial Eleitoral do Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC) tornou pública a relação definitiva de aptos a concorrerem na eleição para novos membros para o biênio de 2023 a 2025. A relação já foi publicada no Boletim Interno da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e no site. A lista ainda deve sair no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 22.
ELEIÇÕES EM SETEMBRO
A eleição acontece no próximo dia 1º de setembro e o voto é obrigatório para todos os policiais civis, desde que estejam no efetivo exercício de suas funções. O voto é direto e secreto no âmbito das seguintes categorias: delegado de polícia civil de classe especial; delegado de polícia de 3ª Classe, agente de polícia, escrivão de polícia, perito oficial, papiloscopista e agente de necrotomia.
UMA REELEIÇÃO É PERMITIDA
Os membros escolhidos terão mandato de dois anos, permitida uma reeleição. Não sendo possível o exercício do voto, deverá ser encaminhada justificativa à Comissão Especial Eleitoral através do e-mail: ceecspc@ssp.to.gov.br no prazo de até dez dias seguintes à data da eleição. Não será admitido voto em trânsito. Toda documentação referente ao pleito eleitoral, bem como resultados podem ser acompanhados na página do Conselho Superior de Polícia Civil.
PROCESSO
A eleição será realizada na Secretaria da Segurança Pública, em Palmas, bem como no interior do Estado, nas Delegacias Regionais de Polícia Civil, das 8 às 17 horas do dia 1º de setembro. Os eleitores deverão comparecer ao local de votação portando documento original de identificação funcional e assinarão lista de comparecimento.
UM CANDIDATO DE SUA CATEGORIA
O eleitor somente poderá votar em um candidato de sua respectiva categoria, salvo os Delegados de Polícia que poderão votar em dois candidatos, sendo um de 3ª Classe e outro de Classe Especial, já que existem duas vagas a serem preenchidas pelos membros desta carreira. Haverá uma urna em cada local de votação para depósito das cédulas. É eleito o membro mais votado pela respectiva categoria, sendo o segundo mais votado o suplente deste.
POSSE NO DIA 29 DE SETEMBRO
Os resultados provisórios das eleições serão publicados no sítio eletrônico da Secretaria da Segurança Pública e mídias oficiais, bem como, no Boletim Interno da SSP e no Diário Oficial do Estado do Tocantins, com os nomes dos candidatos eleitos de cada categoria. A posse dos eleitos está prevista para a reunião ordinária do dia 29 de setembro de 2023.