O Tribunal de Contas (TCE) liberou nesta sexta-feira, 6, uma consulta pública para a seleção dos objetos de fiscalização para o exercício de 2025. A iniciativa está alinhada ao plano de gestão da Corte. Os tocantinenses terão a oportunidade de participar até o dia 2 de outubro. O objetivo é mobilizar a sociedade para colaborar na definição de prioridades de fiscalização, utilizando como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
MAIS DE 100 TEMAS LISTADOS
A lista de desafios apresentados inclui 113 temas que vão desde a erradicação da pobreza e da fome até questões relacionadas à saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia limpa, trabalho digno, desenvolvimento sustentável, cidades inclusivas, consumo responsável, ações climáticas, preservação da vida aquática e terrestre, segurança, instituições eficazes e o fortalecimento de meios de implementação.
ATÉ TRÊS PRIORIDADES
Participantes da consulta pública poderão escolher os três problemas que consideram mais urgentes e que o trabalho de fiscalização do TCE em 2025 deveria focar em resolver. Essa participação é crucial para assegurar que as ações de fiscalização do Tribunal estejam alinhadas com as necessidades e expectativas da sociedade tocantinense, promovendo uma gestão pública mais eficaz e transparente. O resultado da consulta pública será utilizado na elaboração do plano anual de fiscalizações.