‘Te Aitua – a Retomada da Essência’, do diretor Thiago Omena e co-direção de Bel Gama e Kaká Nogueira, foi o filme vencedor do II Festival Curta Palmas, evento promovido pela Fundação Cultural de Palmas que exibiu curtas-metragens sobre a Capital e sua gente durante a programação do aniversário da Capital. A premiação foi realizada na noite desta quarta-feira, 31, no Cine Cultura, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Com uma abordagem sensível sobre o abuso infantil, ‘Te Aitua’ foi selecionado como melhor direção pelo Júri da Crítica e melhor filme pelo Júri Popular. O prêmio, além do troféu do Curta Palmas, é uma viagem para o Festival de Gramado.
O Festival também concedeu homenagens aos atores Cleuda Milhomem e Kaká Nogueira em razão da extensa filmografia dos dois. Os curtas ‘Na Lata’ e ‘Caça-às Almas’ também receberam menção honrosa pela participação no Festival.
Ao entregar o troféu de Melhor Direção, a presidente da FCP, Cleizenir dos Santos, falou sobre a importância da cultura como transformadora da realidade social e do papel do cinema no registro da memória da cidade. “Eu estou iniciando na Fundação Cultural e estou encantada com essa produção, ainda assistirei a todos os filmes. Mas, acho importante ressaltar que esse é o registro da memória da Cidade e que a cultura tem esse papel de resgatar histórias, e também de ser transformadora. Jovens que se ocupam com arte deixam se seguir por caminhos da marginalidade”, disse.
Já a atriz Cleuda Milhomem, ao receber o troféu de atriz palmense, destacou seu amor à arte e, ainda, pontuou as dificuldades que enfrentou na carreira. “Eu vi Palmas nascer. Estava aqui no lançamento da pedra fundamental e nessa caminhada como artista passei por muitos desafios e dificuldades. Continuei insistindo em fazer arte e ainda estamos aqui tendo muito a agradecer” afirmou.
O ator Kaká Nogueira reforçou que os festivais são muito importantes, pois fazer arte “exige muita coragem, persistência e apoio”.
Batalha do Cultural
O evento contou ainda com apresentação de hip-hop de Mc Drê, Mc Ekko, Mc Filipinho e Mc Ornelas, participantes da ‘Batalha do Cultural’. Na ocasião, foi anunciado pelo secretário executivo da FCP, Nélio Lopes, a inclusão do ‘Dia do Hip-Hop’ no calendário oficial de eventos da Fundação.
Curta Palmas
O Festival Curta Palmas é uma extensão da Mostra Curta Palmas, realizada pela Fundação Cultural de Palmas desde 2018. O festival visa a seleção de obras que enaltecem as manifestações culturais, beleza, tradição e alegria da cidade de Palmas, uma cidade pulsante, que cresce, se desenvolve e fica mais bela a cada ano.
Nesta segunda edição, foram 16 filmes inscritos e 11 indicados para premiação. Segundo o curador, André Araújo, foram inscritos “filmes bem diversos tanto na questão da produção como nos temas abordados e que retratam a cidade não apenas no que ela tem de melhor, mas que também apontam seus problemas e desafios”. (Da assessoria de imprensa)