O auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) recebeu nesta quarta-feira, 5, a abertura oficial do 4º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), evento que tem como foco discutir iniciativas voltadas à inovação e à melhoria da prestação de serviços do Judiciário.
SISTEMA PRECISA SE AMOLDAR AOS NOVOS RECLAMOS SOCIAIS
Para o presidente do Consepre, desembargador José Laurindo de Souza Netto, que também preside o Tribunal de Justiça do Paraná, o mundo está passando por transformações e o “sistema de Justiça precisa se amoldar aos novos reclamos sociais”. José Netto afirmou ainda, que a Justiça precisa se adaptar às peculiaridades de um país de dimensões continentais, de uma nação que foi formada pela mistura de várias culturas, cuja riqueza advém justamente dessa miscigenação.
PROGRAMAÇÃO ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA
O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, João Rigo Guimarães, deu as boas-vindas aos representantes dos tribunais ao citar que o sistema de Justiça do Estado está honrado “em sediar o encontro”. E destacou ainda que a programação segue nesta quinta, 6, e na sexta-feira, 7, na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), com palestras, painéis e oficinas.
AUTORIDADES
Participaram da solenidade de lançamento do Consepre no Tocantins a presidente eleita do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; o desembargador Pedro Nelson Coutinho; a desembargadora Ângela Issa Haonat; o procurador-geral da Justiça do Estado do Tocantins, Luciano Casarotti; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Odete Almeida; e a secretária-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Julianne Freire Marques. O líder do Poder Executivo, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.