A Secretaria da Saúde (Sesau) divulgou nesta sexta-feira, 23, resultados do Estado no programa Bolsa Família na Saúde. O Tocantins atingiu 85,21% de cobertura de janeiro a junho, ficando em 1º na região Norte e em 4º no País. São 311.732 beneficiários tocantinenses e 265.639 foram acompanhados pela pasta.
ENTENDA
O Bolsa Família é um programa intersetorial, e ao integrar políticas públicas regidas pelos Ministérios da Saúde (MS), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Educação (MEC), fortalece o acesso das famílias beneficiárias a direitos básicos, como por exemplo, saúde, educação e assistência Social.
CONTRIBUIR PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Para que os beneficiários do programa tenham acesso ao benefício, o cumprimento do calendário nacional de vacinação, acompanhamento do estado nutricional, e a realização de pré-natal das gestantes devem ser realizados. O acompanhamento dos beneficiários visa garantir o acesso a direitos básicos, potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias inscritas e contribuir para a sua inclusão social.
TRABALHO INTERSETORIAL
Para o alcance, a Sesau afirma trabalhar de forma intersetorial com a Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família. As reuniões regulares entre os setores Saúde, Educação e Assistência Social é um espaço estratégico que possibilita a discussão dos dados de acompanhamento, com o intuito de elaborar propostas de intervenção para que os municípios consigam realizar o acompanhamento na Atenção Primária à Saúde com qualidade.