O secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, reuniu-se de modo online nesta quarta-feira, 5, com o secretário nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, André Rodrigues Veras, para tratar das ações em conjunto para atender às famílias atingidas pelas fortes chuvas, enchentes e inundações. “O alinhamento entre o Estado e o governo federal é importante por fortalecer e possibilitar que possamos atender com mais agilidade toda nossa população impactada. Durante a reunião, reiteramos a situação de calamidade por que passam vários municípios e as populações ribeirinhas”, disse o tocantinense.
Temporada de cheias segue até março
José Messias informou que está em contato com as equipes técnicas dos municípios de modo a ter uma percepção atualizada da situação em cada município do Estado. “A situação é momentânea, mas pode se perpetuar por mais algum tempo, já que a temporada de cheia dos rios prossegue em nosso estado até o mês de março, e precisamos estar preparados para atender essas demandas”, ressaltou.
Operação Enchente
Uma força-tarefa já instituída pelo Palácio Araguaia com o objetivo de levar suporte, apoiar e socorrer vítimas das inundações. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros e tem como integrantes, as Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), da Governadoria (Segov), da Saúde (SES), do Planejamento e Orçamento (Seplan), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Agência de Fomento do Estado do Tocantins (Fomento) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).