As práticas sustentáveis utilizadas no Plano Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono (ABC-TO) são referência nacional. Como resultado dessas boas práticas, a Gerência de Baixa Emissão de Carbono da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) recebeu convite da Superintendência Federal de Agricultura do Amazonas para auxiliar na elaboração e na implementação do Plano ABC no Estado da Amazonas, na região Norte do País.
O gerente de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono da Seagro, Marcelo Marcelino, está entre os dias 9 e 10, em Manaus, para participar da reunião técnica do grupo gestor do Programa ABC+ no Estado do Amazonas. Na ocasião, o gerente ministra também, palestra sobre as principais ações, resultados, modelo de gestão e monitoramento das metas aplicadas do Plano ABC+ no Tocantins.
Para o gerente Marcello Marcelino, o Tocantins é destaque na região Norte do país, estando em primeiro lugar em aplicação de recursos da linha de crédito do Plano ABC+. “Portanto, o Plano apresenta para a sociedade e o Brasil, um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas para mitigação de emissões de Carbono Atmosférico em solo e biomassa, por meio de sistemas sustentáveis de produção, bem como informações a respeito das formas de incremento de eficiência dos processos produtivos na agropecuária, visando à produtividade com sustentabilidade, contribuindo para a consecução dos compromissos de redução da emissão de Gases de Efeitos Estufa”, ressaltou.
Investimentos
O Tocantins avança em investimentos na agropecuária sustentável, sendo o Estado com maior número de contratos em linhas de crédito para investimentos no Plano de Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono (ABC+) nas propriedades rurais. Os investimentos saltaram de R$ 146.309.165,80 na safra 2020/2021, para R$ 193.322.438,58 na safra atual 2021/2022, apresentando um crescimento de 32,132%. (Da assessoria de imprensa)