O Tocantins será palco de uma ação cultural e pedagógica com a continuação do projeto “Tocantins e Suas Belezas Naturais”. A 2ª edição é uma iniciativa contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91 – Lei Rouanet), patrocinada pela Auto Via Fiat.
LANÇAMENTO EM GURUPI
O projeto será lançado oficialmente na segunda-feira, 6, às 19 horas, no Centro de Convenções Mauro Cunha, em Gurupi, com uma palestra formativa cultural destinada a professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares do Sistema Municipal de Ensino. No laçamento será doado1.400 livros para 19 unidades contempladas da rede municipal de ensino da cidade de Gurupi.
AUTOR DA COLETÂNEA
A palestra será ministrada em parceria com o poeta, professor e pesquisador Leonardo Luiz Ludovico Póvoa, autor da coletânea que inspira a ação, e tem como objetivo enriquecer o trabalho educacional com conteúdos ligados à história, biodiversidade e cultura do Cerrado brasileiro, em especial do Tocantins e integração com novas tecnologias, como a inteligência artificial.
EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
“Este projeto valoriza a identidade local e fortalece a educação de nossas crianças, oferecendo livros, formações e atividades que aproximam a comunidade escolar da riqueza natural e cultural do Tocantins”, destaca Leonardo Póvoa.
O Projeto Tocantins e Suas Belezas Naturais prevê a distribuição gratuita de 10 mil livros infantis em escolas da rede pública, além da formação de profissionais e ações de difusão literária em diversos municípios tocantinenses. Cada obra apresenta personagens infantis que conduzem os leitores a conhecer a fauna, a flora e os elementos do Cerrado, sempre de forma lúdica, educativa e integrada às práticas pedagógicas escolares.
ACESSO À LEITURA
A iniciativa tem como missão democratizar o acesso à leitura, estimular a formação de leitores em fase de alfabetização e fortalecer o vínculo entre educação, cultura e meio ambiente. O projeto conta com livros gratuitos online, vídeos dos livros, músicas nas plataformas digitais e vídeos de acessibilidade.















