A Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) informou na sexta-feira, 20, ter emitido 197 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O Ciptea tem o objetivo principal de contemplar o cidadão em todas as necessidades, com prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
DEFICIÊNCIA INVISÍVEL
Diretor de Prevenção e Identificação Precoce de Deficiências da Sesay Daniel Rezende falou sobre o documento. “Confere cidadania e garante direitos essenciais, pois de fato, o autismo é uma deficiência frequentemente invisível à primeira vista. E antes da existência desse documento, as famílias enfrentam desafios significativos ao tentar acessar os direitos de seus entes queridos com autismo, tendo que apresentar extensos relatórios médicos ou justificar a condição de seus filhos, bem como a sua própria. Agora, a criação da carteira representa um avanço notável na garantia dos direitos de cidadania”, defende
EMISSÃO
Para emitir a CIPTEA basta entrar nos sites https://ciptea.saude.to.gov.br ou https://ciptea.saude.to.gov.br e seguir as instruções para o cadastro de novas carteiras. O sistema para a solicitação é simples e intuitivo, mas se alguma família tiver dificuldades, pode solicitar ajuda por meio dos canais de comunicação da Superintendência da Rede de Atenção de Cuidados da Pessoa com Deficiência (3218-3261/9 9940-4762).